Início Lifestyle 12 alimentos ricos em vitamina A (e os seus benefícios)

12 alimentos ricos em vitamina A (e os seus benefícios)

É parte essencial de uma dieta saudável e os seus benefícios são numerosos e muito importantes. Descubra 12 alimentos ricos em vitamina A.

0
Alimentos ricos em Vitamina A
Alimentos ricos em Vitamina A

A vitamina A é essencial para muitos processos orgânicos, incluindo a manutenção de uma visão saudável. Contribui ainda para garantir o funcionamento normal do sistema imunitário e dos órgãos e auxilia no crescimento e desenvolvimento adequado dos bebés no útero. Fique a conhecer estes e outros benefícios, bem como a importância da vitamina A.

1. Reduz o risco de certos tipos de cancro

O cancro ocorre quando células anormais começam a crescer ou a dividir-se de forma descontrolada. Como a vitamina A desempenha um papel importante no crescimento e desenvolvimento das suas células, a sua influência no risco de cancro, nomeadamente na sua prevenção, desperta o interesse da comunidade científica.

Estudos científicos associam a ingestão de maiores quantidades de vitamina A na forma de betacaroteno a uma diminuição do risco de certos tipos de cancro. Aqui está incluindo linfoma de Hodgkin, bem como cancro cervical, do pulmão e da bexiga.

No entanto, embora a alta ingestão de vitamina A de alimentos vegetais tenha sido associada a um risco reduzido de cancro, os alimentos de origem animal que contêm formas ativas de vitamina A não apresentam as mesmas caraterísticas. Da mesma forma, os suplementos de vitamina A não mostraram os mesmos efeitos benéficos.

A relação entre os níveis de vitamina A no organismo com o risco de cancro ainda não é totalmente compreendida. Ainda assim, as evidências atuais sugerem que obter vitamina A adequada, especialmente de plantas, é importante para processos de divisão celular saudáveis e podem reduzir o risco de alguns tipos de cancro.

2. Fortalece o sistema imunitário

A vitamina A desempenha um papel vital na manutenção das defesas naturais do corpo.

Este aspeto inclui as barreiras mucosas nos olhos, pulmões e intestinos, que ajudam a reter bactérias e outros agentes infecciosos.

Também está envolvida na produção e função dos glóbulos brancos, que ajudam a capturar e eliminar bactérias e outros agentes patogénicos a partir da corrente sanguínea.

Isto significa que uma deficiência de vitamina A pode aumentar sua suscetibilidade a infecções e atrasar sua recuperação em caso de doença.

Em países onde infecções como sarampo e malária são comuns, a correção da deficiência de vitamina A, sobretudo em crianças, demonstrou diminuir o risco de morrer por essas doenças.

3. Favorece a saúde óssea

Os principais nutrientes necessários para manter ossos saudáveis à medida que envelhecemos são proteínas, cálcio e vitamina D.

No entanto, comer vitamina A suficiente também é necessário para o crescimento e desenvolvimento ósseo adequado, e uma deficiência desta vitamina tem sido associada a problemas de saúde óssea.
Na verdade, pessoas com níveis sanguíneos mais baixos de vitamina A correm um risco maior de fraturas ósseas do que pessoas com níveis saudáveis.

Além disso, uma análise recente de estudos observacionais, descobriu que as pessoas com as maiores quantidades de vitamina A total nas suas dietas tinham um risco 6% menor de fraturas.

No entanto, os baixos níveis de vitamina A podem não ser o único problema quando se trata da saúde óssea. Alguns estudos descobriram que pessoas com alto consumo de vitamina A também apresentam maior risco de fraturas.

Mesmo assim, esses achados são todos baseados em estudos observacionais, que não podem determinar causa e efeito.

Deste modo, a ligação entre a vitamina A e saúde óssea não é totalmente compreendida e mais ensaios controlados são necessários para confirmar o que foi visto em estudos observacionais.

É importante reforçar que o consumo de vitamina A por si só não determina o risco de fraturas, e o impacto da disponibilidade de outros nutrientes essenciais, como a vitamina D, também desempenha um papel relevante.

4. Alimentos ricos em Vitamina A

  • Óleo de fígado de bacalhau
  • Fígado
  • Queijo de cabra
  • Salmão
  • Cenoura
  • Atum
  • Queijo feta
  • Batata doce
  • Espinafres
  • Meloa cantalupe
  • Alface
  • Brócolos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here