Início Gastronomia 11 motivos para beber água com limão todos os dias

11 motivos para beber água com limão todos os dias

Rica em vitamina C e com algo poder hidratante, é uma das frutas essenciais do Inverno. Descubra os benefícios da água com limão.

0
limão
Água com limão

O limão é uma daquelas frutas que sempre foi o segredo mais bem guardado das nossas avós. Mesmo antes de saberem o que era a vitamina C, já elas sabiam que o limão, por alguma razão, ajudava a curar constipações e aliviava os sintomas de gripe.

A sabedoria popular foi descobrindo ainda mais utilidades para o limão há medida que foram adicionando outros ingredientes, como o mel, por exemplo. Mas um dos remédios caseiros mais simples de fazer e eficaz em muitas situações, é a água com limão. Descubra alguns dos seus muitos benefícios.

1. Melhora a digestão

O limão é uma óptima fonte de pectina, uma fibra que ajuda a regular a digestão e o funcionamento do intestino grosso. Um copo de água com limão todas as manhãs faz milagres no seu sistema digestivo.

2. Reidratante

Se realiza exercício físico com frequência (esperamos que sim) decerto saberá que uma das coisas mais importante que deve fazer é reidratar o seu organismo após perder água através da transpiração. Beber água, por si só, é suficiente. No entanto, se em vez disso beber água com limão, estará também a fornecer sais minerais ao seu organismo que foram perdidos durante a actividade física.

3. Melhora a saúde dos olhos

Estava há espera que falássemos de cenouras, certo? A verdade é que existe outra fruta igualmente boa para a saúde ocular. Sendo um cítrico, o limão possui vitamina C e antioxidantes essenciais para proteger o tecido dos olhos e prevenir cataratas.

4. Cuida e protege a pele

Falando ainda de antioxidantes… estes são também importantes para manter a sua pele saudável e prevenir o aparecimento de rugas. Um copo de água com limão aumenta também a hidratação natural da pele.

5. Melhora a saúde do fígado

O fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso organismo. Um copo de água com limão por dia ajuda a limpar as toxinas naturalmente presentes neste órgão. Além disso, contribui para o funcionamento das enzimas e o ácido cítrico afasta as bactérias desta zona.

6. Fonte de potássio

Geralmente, a fruta que mais se associa a uma elevada quantidade de potássio é a banana. Mas o limão também é rico neste elemento. O potássio é o terceiro mineral mais comum no corpo humano e desempenha uma séries de funções importantes ao nível do coração, cérebro, rins e músculos.

7. Melhora o sistema imunitário

É, talvez, a mais óbvia a mais conhecida das propriedades do limão. O seu elevado teor de vitamina C é crucial para o reforço dos glóbulos brancos do nosso organismo, especialmente no combate a gripes e constipações.

8. Reduz a inflamação

É importante referir que a inflamação é uma reacção natural e benéfica do nosso organismo na luta contra agentes agressores. No entanto, muitas pessoas sofrem de um tipo de inflamação descontrolada e crónica, muito por causa do nível de acidez do seu corpo. A água com limão, rica em ácido cítrico, ajuda a controlar os níveis de acidez e, sobretudo, a eliminar o ácido úrico que pode causar a inflamação.

9. Ajuda a controlar o nível de pH

O pH mede os níveis de acidez no nosso corpo. O valor normal de pH varia consoante o local. Por exemplo: o estômago precisa de um pH ácido para dissolver os alimentos. Mas no resto do corpo, valores demasiado ácidos podem contribuir para o aparecimento de certas doenças. A água com limão, rica em ácido cítrico, regula o nível de acidez no nosso organismo porque, curiosamente, é capaz de diminuir a acidez graças ao seu efeito alcalinizante.

10. Melhora o metabolismo

Regular o metabolismo é uma das melhores formas de perder peso de forma saudável.Além disso, a água com limão possui pectina, uma fibra que regula o intestino e diminui a sensação de fome.

11. Substitui o café

Muitas pessoas não conseguem começar o seu dia com energia sem o tradicional café pela manhã. O problema é que o café não é recomendável em certas situações, como por exemplo se tiver gastrite. Experimente beber um copo de água morna com sumo de limão e verá, ao fim de 2 semanas, que esta bebida lhe fornece a quantidade de energia de que necessita para começar bem o dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here