Início Lifestyle 11 benefícios surpreendentes do vinagre de maçã

11 benefícios surpreendentes do vinagre de maçã

Cada vez mais usado como tempero na cozinha, o vinagre de maçã tem muitos benefícios para a saúde. Descubra alguns dos mais surpreendentes.

1
vinagre de maçã
Vinagre de maçã

É muito mais do que um simples ingrediente na cozinha. O vinagre de maçã é completamente natural, está disponível para qualquer pessoa e tem propriedades incríveis para a saúde e para a estética. Descubra o vinagre de maçã!

O vinagre de maçã é um produto natural obtido da fermentação alcoólica de maçãs frescas e maduras. Embora o seu uso principal seja como tempero para saladas, há algum tempo que ganha relevância como ingrediente básico para remédios naturais.

O seu alto teor em compostos antioxidantes, vitaminas e minerais faz dele um óptimo aliado na prevenção e tratamento de várias doenças. Também possui substâncias ácidas com efeito alcalino, neutralizando o pH e controlando os sintomas de excesso de acidez.

Outro dos seus grandes benefícios é o seu poder desinfectante. Hipócrates, pai da medicina, já o recomendava há mais de dois mil anos.

Estudos científicos mostram que o vinagre de maçã pode combater micróbios e bactérias como a perigosa Escherichia coli. No entanto, é importante prestar muita atenção ao comprá-lo no mercado: existem embalagens de vinagre de maçã refinado que perdem mais de 80% de suas qualidades. Se possível, deve ser preparado em casa para garantir que seja totalmente orgânico. Descubra 11 fantásticos benefícios do vinagre de maçã.

1. Controla a prisão de ventre

O vinagre de maçã é um bom remédio contra a prisão de ventre e a indigestão, pois ajuda a manter a flora intestinal saudável.

É também um aliado para controlar o excesso de acidez, reduz a inflamação e promove a expulsão de gases retidos.

2. Protege os rins

O consumo regular de vinagre de maçã ajuda a manter o nível de acidez da urina, ajudando a limpar o trato urinário e a eliminar toxinas e microorganismos que causam infecções.

3. Reduz o açúcar no sangue

Pessoas com níveis descontrolados de glicose podem obter benefícios quando ingerem uma pequena quantidade de vinagre de maçã misturada em água.

Esta mistura tem um efeito antiglicémico que melhora a sensibilidade à insulina para que o organismo seja mais eficaz na hora de eliminar o açúcar em excesso.

4. Ajuda a perder peso

O ácido acético no vinagre de maçã está ligado a uma melhoria das funções dos sistemas envolvidos na perda de peso.

A sua ingestão contribui para diminuir a quantidade de gordura abdominal, colesterol e outros lípidos que são depositados no corpo.

Por outro lado, a sua contribuição em fibra prolonga a sensação de saciedade, outro factor essencial para alcançar um peso estável.

5. Dá brilho ao cabelo

Uma mistura de partes iguais de vinagre de maçã e água é um condicionador natural com benefícios surpreendentes.

O seu ácido acético regula o pH do couro cabeludo, reduzindo as irritações e a presença de caspa.

Também reduz o excesso de produção de gordura e ajuda a reter os óleos naturais para manter os cabelos brilhantes e fortes.

6. Alivia a dor de garganta

As propriedades anti-sépticas deste produto servem como remédio caseiro contra bactérias e vírus que causam infecções na garganta.

Para tirar proveito desta propriedade, deve diluir em água e gargarejar. Não utilize vinagre de maçã em estado puro ou em excesso pois pode ser demasiado agressivo.

7. Acalma as queimaduras solares

Diluindo duas colheres de sopa de vinagre de maçã em água gelada, obtemos uma loção contra queimaduras solares.

As suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias acalmam a irritação e promovem a reparação da pele. Além disso, as propriedades anti-sépticas reduzem o risco de desenvolver infecções.

8. Controla as cãibras nocturnas

Uma das causas das cãibras nocturnas é a deficiência em potássio. O vinagre de maçã é rico neste componente e por isso, a sua inclusão na dieta, pode ser uma solução para tratar as cãibras. Outra óptima solução é consumir bananas.

9. Trata infecções nos ouvidos

Por causa dos seus antibióticos e agentes antivirais, o vinagre de maçã é uma óptima solução contra infecções de ouvido.

Combine-o com água e aplique algumas gotas no ouvido afetado, várias vezes ao dia.

10. Controla o colesterol e a pressão arterial

O potássio e outras substâncias activas no vinagre de maçã podem ajudar a tratar a pressão alta e o colesterol alto.

Consumi-lo entre cinco e seis vezes por semana contribui para uma redução significativa no risco de doenças cardiovasculares.

11. Desintoxica o sangue

A capacidade alcalinizante deste vinagre promove a regulação do pH do sangue, ajudando a eliminar toxinas.

Agora que você as muitas aplicações do vinagre de maçã, tenha-o sempre à mão para incluí-lo na sua dieta. No entanto, nunca se esqueça que, tal como qualquer outro remédio natural, só deve ser utilizado como tratamento complementar e não como tratamento principal.

Em caso de dúvida, consulte o seu médico. Mantenha uma vida saudável, principalmente fazendo exercício físico e optando por uma alimentação equilibrada.

1 COMENTÁRIO

  1. Obrigada pelo interessante artigo sobre o vinagre de maçã.
    Ficaria grata se explicasse(m) a seguinte passagem no texto:
    “No entanto, é importante prestar muita atenção ao comprá-lo no mercado: existem embalagens de vinagre de maçã refinado que perdem mais de 80% de suas qualidades”.

    Pretendia afirmar que “provocam a perda de mais de 80% de suas propriedades”? A frase é pouco clara… Gostaria que complementasse(m) a afirmação aprofundando o tema: por que provocam a perda de tais qualidades (tipo de embalagem, cor da embalagem etc.).
    Obrigada antecipadamente,
    Sílvia Rumpold, Suíça

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here