Início História 10 pequenos países europeus que já não existem (1 deles ficava em...

10 pequenos países europeus que já não existem (1 deles ficava em Portugal)

A Europa foi pródiga em mudanças nas suas fronteiras e deu origem a pequenos e desconhecidos países que já não existem. Um deles ficava em Portugal.

28986
0

5. Fiume

Fiume
Fiume

Após a Primeira Guerra Mundial, a cidade de Fiume estava numa situação política complicada. Embora pertencesse à Hungria, a população era principalmente de origem e língua italiana, com uma minoria de croatas e eslovenos. Por essa razão, o presidente da América do Norte, Woodrow Wilson, propôs que se tornasse um estado independente e propôs, além disso, que aqui ficasse a sede da Liga das Nações. O conflito entre italianos e croatas chegou a tal ponto que Fiume teve que ser ocupado militarmente pelo Reino Unido e pela França.

A sua localização estratégica como um porto do Adriático fez com que ficasse fora do acordo entre os aliados e a Itália, a quem prometeram entregar toda a antiga costa austro-húngara, com excepção de Fiume. Isso irritou o escritor e militar Gabriele D’Annunzio (comandante dos Arditi), que ocupou a cidade com 2.600 soldados italianos, expulsando os ingleses e franceses. A sua intenção era anexar o território à Itália, mas o governo ignorou o assunto e então D’Annunzio declarou o Estado Livre de Fiume.

Em Friume ele estabeleceria um regime que originaria os fundamentos do fascismo, dos quais Mussolini copiaria a saudação romana, as camisas pretas e todas as outras parafernálias. Curiosamente, o único país a reconhecer o Estado Livre de Fiume foi a União Soviética.

Em 1924, um acordo entre a Itália e o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos formalizou a anexação de Fiume ao primeiro, expulsando D’Annunzio e os seus seguidores e terminando assim este efémero país.

D’Annunzio voltou para a Itália, onde Mussolini lhe concedeu o título de Conde e lhe honrou com funerais estaduais após a sua morte. Fiume foi cedido em 1947 à Jugoslávia, que depois de expulsar a população italiana e fiumesa, a repovoou com habitantes eslavos. Hoje é a actual cidade croata de Rijeka.

 

6. Idel-Ural

Idel-Ural
Idel-Ural

Foi o estado criado pelos muçulmanos tártaros em Maio de 1917, durante a Revolução Russa, talvez inspirado pelo antigo Canato de Kazan. Precisamente seria nos territórios em torno desta cidade, nas margens do Volga, onde a república de Idel-Ural seria proclamada. Desapareceu em 28 de Março de 1918 quando os tártaros foram derrotados pelo Exército vermelho bolchevique. Hoje Kazan é a capital da República Russa do Tartaristão.

 

7. Cantão de Cartagena

Cantão de Cartagena
Cantão de Cartagena

Também chamado de Cantão Murciano, surgiu a partir da revolta que tentou estabelecer a República Federal da Espanha sem esperar que os tribunais eleitos em 1873 aprovassem a nova constituição. O que se buscava era constituir os estados primeiro, e depois a federação. Começou no dia 12 de Julho, içando a bandeira turca (mais tarde tingida de vermelho) no castelo de Galeras. Durou até 13 de Janeiro do ano seguinte, 1874, depois de resistir a um cerco de seis meses e não antes de solicitar a entrada nos Estados Unidos da América. Apenas 27 edifícios permaneceram intactos na cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here