Início Sociedade 10 motivos para sentir orgulho de Portugal

10 motivos para sentir orgulho de Portugal

Por vezes, quando olhamos para a situação actual do nosso país, parece não haver nada do qual nos possamos orgulhar. Mas isso não corresponde à verdade. Pela nossa história, pelas nossas gentes, pelos nossos descobrimentos, pelas nossas invenções, existem mil e um motivos para sentir orgulho por Portugal. Hoje apresentamos dez.

0
motivos para sentir orgulho de Portugal
Nau Portuguesa

Somos uma pátria de pessimistas e por vezes não percebemos que temos tanto pelo qual devemos sentir orgulho de Portugal. A nossa história, a nossa cultura, a nossa língua mas, sobretudo, o nosso povo. Não se deixe embarcar por tragédias, saudosismos e pessimismo e descubra 10 motivos para sentir orgulho de Portugal.

 

1. Língua Portuguesa

Com cerca de 272,9 milhões de falantes, o português é a quinta língua mais falada do mundo e a mais falada do hemisfério sul.

lingua1

 

2. Cavalo Lusitano

É o cavalo de sela mais antigo do mundo, sendo montado há mais de 5000 anos. Foram utilizados na produção dos filmes «Senhor dos Anéis».

Foto: Jorge Costa
Foto: Jorge Costa

 

3. Fado

Estilo de música português, geralmente cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por uma guitarra clássica e uma guitarra portuguesa. É candidato a Património Imaterial da UNESCO.

Fado
Fado

4. 25 de Abril

Data que marca a passagem da ditadura para a democracia em Portugal. É um caso quase inédito no mundo, pois tratou-se de um golpe militar sem derramamento de sangue.

maia1

 

5. Calçada Portuguesa

A calçada portuguesa embeleza os passeios de muitas cidades lusas e de países de língua portuguesa, em especial o Brasil.

Calçada portuguesa
Calçada portuguesa

 

6. Região do Douro

Em Dezembro de 2001, a UNESCO elevou o Alto Douro Vinhateiro a Património da Humanidade. Um título que premiou a Região vinícola demarcada mais antiga do mundo, decretada pelo Marquês de Pombal, em 1756. Com base em critérios avaliados por 400 peritos, a National Geographic Society considera o Vale do Douro o 7º destino turístico mais sustentável da Europa. A lista divulgada pela National Geographic em Janeiro, coloca o Vale do Douro no 7º lugar do ranking europeu e em 16º lugar a nível mundial, entre 133 destinos, com 76 pontos (o máximo da pontuação foi 85 para os fiordes noruegueses).

Douro - Susana Soares
Douro – Susana Soares

 

7. Descobrimentos

Época de ouro da História de Portugal e que compreende o período entre 1415 e 1543. Demos novos mundos ao mundo, iniciámos a globalização, fomos os primeiros a fazer comércio à escala global e mudamos a história do mundo para sempre.

cantino

 

8. Azulejos

Indiscutivelmente uma das mais belas formas da expressão artística portuguesa, com referências históricas que remontam ao século XV. Vale a pena ver os mais belos painéis de azulejos de Portugal neste artigo.

Foto: Jack Sand
Foto: Jack Sand

 

9. Tratado de Tordesilhas

Foi o acordo com que Portugal e Espanha dividiram ao meio o mundo descoberto e a descobrir, em 1494. Para leste do meridiano 370, tudo pertencia a Portugal. A oeste, pertencia a Espanha. Um pequeno país, dono e senhor de metade do planeta… não há outra situação idêntica em toda a história da humanidade.

tordesilhas2a.1

 

10. Castas Portuguesas de Vinho

Trincadeira, Touriga Nacional, arinto, malvasia… Se está interessado em saber mais sobre os melhores vinhos portugueses, descubra as nossas sugestões por menos de 10 euros neste artigo.

vinhosporto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here