Início Gastronomia 10 motivos para comer uma colher de mel todos os dias

10 motivos para comer uma colher de mel todos os dias

Trata-se de um dos nossos maiores aliados no combate a gripes e constipações, mas tem muitas mais qualidades. Descubra os benefícios do mel.

0
mel
mel

O mel é um dos maiores aliados da nossa saúde. Trata-se de um alimento milenar, usado há muito tempo para tratar das mais diversas pequenas maleitas do nosso organismo. Os nossos antepassados descobriram há muito tempo muitas das suas potencialidades.

Consumido com regularidade e com moderação, o mel fornece elementos essenciais à saúde e ao bem estar do nosso corpo e ajuda a fortalecer o sistema imunitário contra gripes e constipações, por exemplo. Mas os benefícios do mel não ficam por aqui. Descubra as vantagens de comer mel todos os dias.

1. Melhora a saúde da pele

O mel contém antioxidantes. Isto significa que ajuda o seu corpo a eliminar toxinas e mantém as células mais jovens. Além disso, é também uma óptima forma de prevenir ou tratar a acne, caso seja aplicado directamente nas zonas afectadas.

2. Ajuda a perder peso

Para perder peso de forma saudável é recomendável eliminar os açúcares da sua dieta, excepto o mel. Este alimento acelera o metabolismo, o que significa que o seu corpo irá gastar mais rápido a energia presente na comida e, por isso, ajudar a perder peso.

3. Melhora a actividade cerebral

Os neurónios utilizam o cálcio para gerar sinais eléctricos. O mel ajuda a fixar o cálcio no organismo, fazendo com que este se torne disponível mais facilmente no cérebro, contribuindo para um bom desempenho deste órgão.

4. Alivia dores de garganta e tosse

É uma das propriedades mais conhecidas do mel. Os seus efeitos anti-bacterianos e antissépticos limpam a garganta e as vias respiratórias de microorganismos e, graças a isso, melhoram a respiração durante episódios de gripe ou constipação. Um dos segredos para tornar este efeito ainda mais eficaz, é misturar mel com limão.

5. Ajuda a dormir melhor

O açúcar presente no mel faz subir o nível de insulina no sangue que provoca a libertação de serotonina. Em seguida, o nosso corpo transforma essa mesma serotonina em melatonina, uma hormona que ajuda a adormecer de forma rápida e serena.

6. Ajuda a tratar de problema do estômago

Se possui problemas estomacais, uma colher de mel em jejum ou meia hora antes de comer, pode ajudá-lo a recuperar. Graças às suas propriedades antissépitcas, limpa o sistema digestivo de bactérias e, além disso, ajuda a cicatrizar feridas presentes, por exemplo, em pessoas com gastrite.

7. Diminui o stress

O mel natural ajuda a aumentar os níveis de glicogénio no fígado. Quando o glicogénio está presente em quantidades razoáveis, o fígado enviar um sinal ao cérebro a indicar que este não precisa de produzir hormonas que provocam strees, contribuindo assim para se manter mais calmo e emocionalmente estável.

8. Melhora a saúde do coração

Alguns estudos indicam que o mel pode evitar que as artérias se estreitem demasiado, impedindo a correcta passagem do sangue. O estreitamento das artérias pode provocar diversos problemas como dores de cabeça, falhas de memória ou insuficiência cardíaca. Uma colher de mel diluída em água, todos os dias, evita este problema.

9. Alivia o refluxo gástrico e a azia

Se possui gastrite ou esofagite, conhece bem os incómodos causados pelo refluxo gástrico e a sensação de queimação típica da azia. O mel ajuda a aliviar estes sintomas. A sua textura e o seu sabor são um antídoto natural contra a azia. As suas propriedades calmantes ajudam os músculos do sistema digestivo a não contrair, evitando assim o refluxo gástrico.

10. Melhora a saúde da sua boca

Tal como já foi referido, o mel possui propriedades antissépticas e anti-bacterianas que, entre outras coisas, também ajudam a manter a sua boca, dentes e gengivas saudáveis e limpas. E se pretende tratar aftas, por exemplo, pode optar por gargarejar com uma mistura de uma colher de mel num copo de água.

Contra-indicações do mel:

Apesar de possuir inúmeros benefícios, o mel também tem algumas contra-indicações. Assim sendo, deve evitar por completo dar este alimento a crianças com menos de 1 ano de idade por causa do risco de contrair botulismo.

Recomenda-se ainda moderação na quantidade consumida caso seja diabético ou tenha propensão a engordar fácilmente, já que o mel possui açúcar e é um alimento muito calórico.

Caso sofra de alergias, deve ter alguma precaução ao comer mel e verificar, junto do seu médico, se realmente o pode fazer. Caso tenha dúvidas, opte primeiro por colocar um pouco na sua pele ou nos seus lábios e espere para ver se ocorre alguma reacção alérgica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here