Somos um povo peculiar. E somos também vítimas de ideias feitas ou, por vezes, somos apenas incompreendidos. Se uns pensam que somos uma praia de Espanha, outros pensam que as nossas mulheres têm bigode. É tudo mentira! Exceto, talvez… o bacalhau! Para ler com humor: 10 ideias erradas que os estrangeiros têm sobre os portugueses.
1. Não passamos a vida a comer bacalhau

Sim, temos receitas suficientes de bacalhau para comer uma refeição diferente em cada dia do ano, mas isso não significa que passemos a vida a comê-lo. Além disso, com uma dieta mediterrânica tão rica e variada, quem precisa de comer bacalhau todos os dias?
2. As nossas mulheres não têm bigode

Aliás, podem ter a certeza que as mulheres portuguesas são das mais belas do mundo. Quanto à história do bigode… bem… os espanhóis dizem que as portuguesas têm bigode, os franceses dizem que as espanholas têm bigode e os alemães dizem que as francesas têm bigode. É uma atitude típica quando um povo pretende denegrir outro.
3. Portugal não é apenas mar e sol

Quem se atreve a dizer uma coisa dessas é porque não conhece nada sobre o país. Provavelmente nunca visitou as nossas aldeias de xisto ou as aldeias caiadas de branco no Alentejo. Nem sequer sonha com a beleza das nossas ilhas dos Açores e da Madeira. Ahhh… e pode mesmo existir dias de muito frio por aqui: perguntem aos transmontanos, por exemplo, como é o Inverno naquelas terras.
4. Nem todos temos famílias enormes

Tempos houve em que cada casa tinha 6 ou 7 filhos. A média de filhos por mulher é hoje uma das mais baixas do mundo. Mesmo assim, a nossa noção de família é muito alargada. Não se admirem portanto se, na mesa de Natal, estiverem sentadas 40 ou 50 pessoas, entre tios, primos e aqueles familiares afastados que só vemos 1 ou 2 vezes por ano.
5. Portugal não é Espanha

De Espanha, nem bom vento nem bom casamento. O ditado é antigo mas ainda hoje continua a ser muito usado. Lutámos durante séculos pela nossa independência contra o nosso país vizinho e por isso ficamos sempre um pouco chateados quando os estrangeiros pensam que Portugal é uma província espanhola.
6. Os homens não se chamam todos Manuel ou Joaquim

…. e as mulheres não se chamam todas Maria. Os nomes são modas e o seu uso evolui. Hoje em dia, nas gerações mais novas, esses nomes são mais raros. Na época dos descobrimentos, a palavra africana para mulher era “Maria” e, verdade seja dita, quando chamavam Maria a uma portuguesa raramente se enganavam. Mas hoje em dia não é assim.
7. Um convite para tomar café não significa tomar café

Sim, pode parecer estranho, mas somos mesmo assim. Quando convidamos os nossos amigos para sair dizemos sempre “vamos tomar um café?” e depois, na prática, passamos a noite a beber umas cervejas sem pedir um único café.
8. Quando somos simpáticos para um turista é mesmo genuíno

A explicação é simples: gostamos de receber bem e de fazer com que as pessoas que nos visitam se sintam em casa. Mas não é apenas isso: temos tanto orgulho no nosso país, na sua história e nas suas belezas que um dos nossos maiores prazeres é fazer com que os estrangeiros possam constatar isso mesmo.
9. Falar mal do nosso país não significa não gostar dele

Tratamos Portugal como se fosse a nossa esposa ou o nosso marido: só nós é que podemos falar mal dele. Se um estrangeiro se atreve a falar mal do nosso país, defendemos o nosso cantinho com unhas e dentes. É um hábito estranho, mas somos mesmo assim.
10. Não somos um país conservador

É uma ideia generalizada no estrangeiro. Mas errada. Fomos dos primeiros a abolir a escravatura e a pena de morte. E nos tempos mais modernos fomos também dos primeiros a permitir o casamento de pessoas do mesmo sexo, por exemplo. Somos um país extremamente tolerante, fruto de séculos de convivência e contacto com outras culturas. Somos também considerados como um dos países mais acolhedores do mundo.
Puras mentiras y falsedades.
É melhor aprender português!
Dentre os países que conheço, Portugal está na lista dos países que quero retornar.
Sao Pessoas Ignorantes , que Nao Conhecem a Historia do Nosso Pais , Tenho Pena de Tanta Estupidez , Sem Mais Comentarios !!
I don´care what anybody could say. I just know that I love Portugal, with its defects and virtues; with its ugly and beautiful things and its specially people. With its Bacalhao and wine (more than anything… the wine) I love Portugal. Nao há gente como a gente…!!!
Adoro Portugal! Abracos desde Costa Rica – América Central.
TUDO VERDADE SOMOS ASSIM EU COMO NORTENHO REVEJO ME ASSIM
Apenas um reparo ao número 2 – Mulher de bigode. Eu sou do tempo em que se via muitas mulheres de bigode. Chamavam-lhes mulheres de pêlo na venta. Talvez elas não se importassem com o facto ou não teriam dinheiro para irem à esteticista depilar o buço. Apenas usavam água oxigenada para esbranquiçar os pelos, quando eram muito escuros.