Início Sociedade 10 ideias erradas que os estrangeiros têm sobre os portugueses

10 ideias erradas que os estrangeiros têm sobre os portugueses

Ideias feitas, preconceitos e muito desconhecimento sobre Portugal. Conheça 10 ideias erradas que os estrangeiros têm sobre os portugueses.

159819
6

Somos um povo peculiar. E somos também vítimas de ideias feitas ou, por vezes, somos apenas incompreendidos. Se uns pensam que somos uma praia de Espanha, outros pensam que as nossas mulheres têm bigode. É tudo mentira! Excepto, talvez… o bacalhau! Para ler com humor: 10 ideias erradas que os estrangeiros têm sobre os portugueses.

 

1. Não passamos a vida a comer bacalhau

bacalhau1 (1)

Sim, temos receitas suficientes de bacalhau para comer uma refeição diferente em cada dia do ano, mas isso não significa que passemos a vida a comê-lo. Além disso, com uma dieta mediterrânica tão rica e variada, quem precisa de comer bacalhau todos os dias?

 

2. As nossas mulheres não têm bigode

Mulher portuguesa com bigode do Quim Barreiros
Mulher portuguesa com bigode do Quim Barreiros

Aliás, podem ter a certeza que as mulheres portuguesas são das mais belas do mundo. Quanto à história do bigode… bem… os espanhóis dizem que as portuguesas têm bigode, os franceses dizem que as espanholas têm bigode e os alemães dizem que as francesas têm bigode. É uma atitude típica quando um povo pretende denegrir outro.

 

3. Portugal não é apenas mar e sol

Açores
Açores

Quem se atreve a dizer uma coisa dessas é porque não conhece nada sobre o país. Provavelmente nunca visitou as nossas aldeias de xisto ou as aldeias caiadas de branco no Alentejo. Nem sequer sonha com a beleza das nossas ilhas dos Açores e da Madeira. Ahhh… e pode mesmo existir dias de muito frio por aqui: perguntem aos transmontanos, por exemplo, como é o Inverno naquelas terras.

 

4. Nem todos temos famílias enormes

familia (1)

Tempos houve em que cada casa tinha 6 ou 7 filhos. A média de filhos por mulher é hoje uma das mais baixas do mundo. Mesmo assim, a nossa noção de família é muito alargada. Não se admirem portanto se, na mesa de Natal, estiverem sentadas 40 ou 50 pessoas, entre tios, primos e aqueles familiares afastados que só vemos 1 ou 2 vezes por ano.

 

5. Portugal não é Espanha

mapa da Ibéria
mapa da Ibéria

De Espanha, nem bom vento nem bom casamento. O ditado é antigo mas ainda hoje continua a ser muito usado. Lutámos durante séculos pela nossa independência contra o nosso país vizinho e por isso ficamos sempre um pouco chateados quando os estrangeiros pensam que Portugal é uma província espanhola.

 

6. Os homens não se chamam todos Manuel ou Joaquim

Maria da Conceição, acompanhado pela Maria Jaoquina e pela Maria das Dores
Maria da Conceição, acompanhado pela Maria Jaoquina e pela Maria das Dores

…. e as mulheres não se chamam todas Maria. Os nomes são modas e o seu uso evolui. Hoje em dia, nas gerações mais novas, esses nomes são mais raros. Na época dos descobrimentos, a palavra africana para mulher era “Maria” e, verdade seja dita, quando chamavam Maria a uma portuguesa raramente se enganavam. Mas hoje em dia não é assim.

 

7. Um convite para tomar café não significa tomar café

cafe (1)

Sim, pode parecer estranho, mas somos mesmo assim. Quando convidamos os nossos amigos para sair dizemos sempre “vamos tomar um café?” e depois, na prática, passamos a noite a beber umas cervejas sem pedir um único café.

 

8. Quando somos simpáticos para um turista é mesmo genuíno

origem do fado

A explicação é simples: gostamos de receber bem e de fazer com que as pessoas que nos visitam se sintam em casa. Mas não é apenas isso: temos tanto orgulho no nosso país, na sua história e nas suas belezas que um dos nossos maiores prazeres é fazer com que os estrangeiros possam constatar isso mesmo.

 

9. Falar mal do nosso país não significa não gostar dele

Tratamos Portugal como se fosse a nossa esposa ou o nosso marido: só nós é que podemos falar mal dele. Se um estrangeiro se atreve a falar mal do nosso país, defendemos o nosso cantinho com unhas e dentes. É um hábito estranho, mas somos mesmo assim.

 

10. Não somos um país conservador

mapamundi

É uma ideia generalizada no estrangeiro. Mas errada. Fomos dos primeiros a abolir a escravatura e a pena de morte. E nos tempos mais modernos fomos também dos primeiros a permitir o casamento de pessoas do mesmo sexo, por exemplo. Somos um país extremamente tolerante, fruto de séculos de convivência e contacto com outras culturas. Somos também considerados como um dos países mais acolhedores do mundo.

 

6 COMENTÁRIOS

  1. Sao Pessoas Ignorantes , que Nao Conhecem a Historia do Nosso Pais , Tenho Pena de Tanta Estupidez , Sem Mais Comentarios !!

  2. I don´care what anybody could say. I just know that I love Portugal, with its defects and virtues; with its ugly and beautiful things and its specially people. With its Bacalhao and wine (more than anything… the wine) I love Portugal. Nao há gente como a gente…!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here