Início Viagens As 10 estradas mais bonitas de Portugal para passear de carro

As 10 estradas mais bonitas de Portugal para passear de carro

As 10 estradas mais bonitas de Portugal. De braço de fora, cabelos ao vento e com um país a passar na janela do seu carro. Faça-se à estrada!

136466
8

4 – Da Foz do Guadiana ao alto do Marvão

Estrada Nacional 246-1
Estrada Nacional 246-1

O Baixo Guadiana é uma zona de fronteira com Espanha. Comecemos de braço dado com o rio a partir de Vila Real de Santo António para admirar a beleza dessa zona de transição do Algarve e do Alentejo, bem patente em terras como Castro Marim ou Alcoutim. A partir daí vamos pelo coração do Parque Natural do Guadiana até Mértola para o Alentejo nos entrar na pele e entra.

É uma jornada digna de road movie, para fazer no pico do Verão, porque uma road trip também serve para saber suportar a dureza da viagem, o calor e depois ter a devida recompensa com um mergulho no Alqueva ou uma mini fresca numa qualquer aldeia de estrada. O melhor do Alentejo estende-se por esta rota com aldeias e vilas de beleza extraordinária – como Monsaraz, Vila Viçosa ou o Marvão, esculpido lá no alto de um penedo em mais um Parque Natural que se percorre nesta viagem – depois do Sapal de Castro Marim e do Vale do Guadiana. O grande Alentejo a dois passos da fronteira com Espanha que promete uma viagem única e inesquecível.

Duração: 4 dias

Distância: 350 km aprox.

Percurso recomendado: Vila Real de Santo António – Castro Marim – Alcoutim – Mértola – Serpa- Moura – Alqueva – Reguengos de Monsaraz – Redondo – Vila Viçosa – Elvas – Campo Maior – Portalegre – Marvão

 

3 – De Chaves a Castro Laboreiro, com o Minho no coração

A caminho de Castro Laboreiro
A caminho de Castro Laboreiro

Em Portugal não há penas um “fim do mundo”, há vários. Mas nenhum tão expressivo, misterioso e cénico come este que liga Chaves a Castro Laboreiro, atravessando as terras de Barroso e o imenso Parque Natural Peneda-Gerês. Sempre que possível um desviozinho às belas vilas e cidades do alto Minho só fica bem no seu currículo.

Passagem com paragem obrigatória por Terras de Bouro, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez para ir ganhando fôlego às incursões na Peneda-Gerês antes de cumprir a etapa final para beber um alvarinho em Melgaço e subir à inóspita e impressionante Serra de Castro Laboreiro, no extremo Norte de Portugal. Uma viagem única e imperdível ao melhor de Portugal.

Duração: 5 dias

Distância: 350 km aprox.

Percurso recomendado: Chaves – Boticas – Montalegre – Vieira do Minho – Terras de Bouro – Ponte da Barca – Parque Peneda Gerês – Arcos de Valdevez – Melgaço – Castro Laboreiro

1
2
3
4
5
Artigo anteriorOs 10 melhores locais para visitar em Coimbra
Próximo artigoOs 12 melhores locais para visitar em Évora

8 COMENTÁRIOS

  1. Amo Portugal apesar de nunca ter ido lá.
    Meus pais eram portugueses e sinto uma vontade enorme de conhecer essa terra maravilhosa.
    Adoro imagens e videos tudo que se refere à terrinha.
    Deus permita que algum dia pise em solo português.

  2. Sim! Sim! Sim! Farei estas viagens! Ah, se farei… Nasci no Brasil. Aqui cresci, me casei, tive minhas filhas, trabalhei e me reformei. Mas, será em Portugal que viverei o resto dos meus dias. E bem vividos dias, pois não. Portugal será a minha morada eterna!

  3. Já fiz alguns destes roteiros de moto, maravilhoso! Ainda vou fazer os outros. É incrível como um pequeno país pode ter tanta beleza natural, inesquecível…

  4. A Estrada Nacional 222, não passa no Peso da Régua, mas sim no TORRÃO, concelho de Lamego.
    Essa Estrada, em arte alguma pisa o Distrito de Vila Real.
    Para esclarecimento a EN 222, passa nos Distritos de BRAGANÇA, GUARDA, VISEU, AVEIRO e PORTO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here