Início Sociedade 10 dicas de saúde com remédios naturais e técnicas antigas

10 dicas de saúde com remédios naturais e técnicas antigas

Calmantes, compressas para queimaduras, remédios caseiros para a tensão alta... 10 dicas de saúde das nossas avós que afinal funcionam mesmo.

38685
0

A idade continua a ser sinónimo de sabedoria. Se não acredita, leia o artigo seguinte. Ao longo de décadas, através da transmissão de conhecimentos de pais para filhos (ou, sobretudo, de mães para filhas), chegaram até aos nossos dias diversas dicas de saúde feitas à base de remédios naturais que, comprovadamente, funcionam mesmo.

Se é fã de remédios naturais, não percas estas 10 dicas de saúde antigas que passaram de geração em geração. São verdadeiros segredos de sabedoria acumulada.

 

1. Infusão para a cistite (inflamação dolorosa da bexiga)

Esta infusão deve ser bebida duas a três vezes por dia.

Flor de Alteia
Flor de Alteia

Ingredientes: 40 g de flores de alteia, um litro de água.

Prepare a infusão aquecendo até à ebulição um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte. Adicione, nesse momento, as flores e deixe ferver 10 minutos. Coe e beba.

 

2. Infusão para a constipação, dores de garganta e tosse:

Esta infusão deve ser bebida morna três vezes ao dia enquanto os sintomas se mantiverem.

16300566742_9e662acd7c_b

Ingredientes: um litro de água, um limão, cascas secas de cebola, mel ou açúcar a gosto.

Coloque um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte juntamente com o limão cortado em quartos e as cascas de cebola. Deixe ferver,em lume médio, até cozer o limão e depois filtre. Quando beber adoce com mel ou açúcar a gosto.

 

3. Infusão para descongestionamento das vias respiratórias

Devem ser inalados (tanto com o nariz como com a boca) os vapores libertados por esta infusão antes de deitar. Utilizar,se necessário uma toalha a cobrir a cabeça, quando está debruçado sobre a infusão, para concentrar os vapores e obter melhores efeitos.

Eucalipto
Eucalipto

Ingredientes: 4 folhas de ramos novos de eucalipto, um litro de água.

Prepare a infusão aquecendo até à ebulição um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte. Adicione, nesse momento, as folhas de eucalipto e deixe ferver 10 minutos.

 

4. Infusão para a garganta inflamada e/ou rouquidão

Esta infusão deve ser utilizada morna para gargarejar.

mel
mel

Ingredientes: uma colher de sopa de mel, um quarto de um litro de água.

Coloque a água num recipiente de inox ou de esmalte e leve a ferver. Nesse momento adicione a colher de mel e deixe ferver, em lume brando,durante alguns minutos. Gargareje com este líquido morno.

 

5. Infusão para a hipotensão arterial (“tensão baixa”)

Esta infusão deve ser tomada na quantidade de duas colheres de sopa cinco vezes ao dia e aumentar a dose sem nunca ultrapassar as vinte colheres por dia. Atenção, quando a pessoa que é hipotensa está a ser medicada para este problema de saúde não deve tomar esta infusão.

Giesta
Giesta

Ingredientes: 20 g de ramos de giesta, um litro de água.

Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione os ramos de giesta. Deixe ferver durante 10 minutos. Coe e beba.

 

6. Infusão para a hipertensão arterial ( “tensão alta”)

Esta infusão deve ser bebida três vezes ao dia e, atenção, quando a pessoa que é hipertensa está a ser medicada para este problema de saúde não deve tomar esta infusão.

Folha de Oliveira
Folha de Oliveira

Ingredientes: 30 g de folhas de oliveira, um litro de água.

Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as folhas de oliveira. Deixe infundir, ou seja ferver durante 10 minutos. Coe e beba.

 

7. Infusões para a insónia

As infusões que se seguem possuem o mesmo efeito devem ser tomadas ao deitar.

Alecrim
Alecrim

Infusão de alecrim

Ingredientes: 20 g de alecrim, um litro de água.

Leve a ferver um litro de água num recipiente (de inox ou de esmalte) . Adicione o alecrim e deixe infundir, ou seja ferver durante 10 minutos. Filtre e beba uma chávena.

Infusão de alface

Ingredientes: 30 g de folhas de alface, um litro de água.

Coloque a alface num recipiente de inox ou de esmalte que contenha um litro de água e leve à ebulição deixando, de seguida, ferver durante 5 minutos. Coe e beba uma chávena.

Infusão de loureiro

Ingredientes: 15 g de folhas de loureiro, um litro de água

Leve a ferver um litro de água num recipiente (de inox ou de esmalte) . Adicione as folhas de loureiro e deixe infundir durante 10 minutos. Filtre e beba uma chávena.

 

8. Infusão para a pedra nos rins

Esta infusão deve ser bebida pelo menos uma vez por dia.

Cenoura
Cenoura

Ingredientes: 20 a 30 g de rama de cenoura, um litro de água

Ponha a rama de cenoura num litro de água fervente (num recipiente de inox ou de esmalte) e deixe infundir durante 10 minutos. Coe e beba.

 

9. Compressa para queimaduras

Esta “compressa” vegetal deve ser colocada em cima da queimadura e deve ser renovada quando estiver seca.

Azeite
Azeite

Ingredientes: azeite, folhas de couve.

Embeba uma face de uma folha de couve em azeite e coloque em cima da queimadura. Não esquecer de renovar, por uma folha nova também embebida em azeite, quando estiver seca.

 

10. Infusões para o sistema nervoso como calmante e relaxante:

Estas infusões possuem todas o mesmo efeito.

Tília
Tília

Infusão de tília

Ingredientes: 30 g de flores de tília, um litro de água.

Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as flores de tília. Deixe infundir, ou seja ferver durante 5 minutos. Coe e beba uma chávena muito quente.

Infusão de camomila

Ingredientes: 30 g de flores de camomila, um litro de água.

Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as flores de camomila. Deixe infundir, ou seja ferver durante 10 minutos. Coe e beba uma chávena muito quente.

Infusão de cidreira

Ingredientes: 30 g de folhas de erva-cidreira, um litro de água.

Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as folhas de erva-cidreira. Deixe infundir, ou seja ferver durante 5 minutos. Coe e beba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here