Início Viagens 12 deslumbrantes locais para visitar no Alqueva

12 deslumbrantes locais para visitar no Alqueva

O grande lago do Alqueva trouxe a água tornou o Alentejo ainda mais deslumbrante. Viaje connosco e descubra 12 deslumbrantes locais para visitar no Alqueva.

4

5. Aldeia da Luz

No ano de 2002 foi inaugurada a Nova Aldeia da Luz, construída de raiz a dois quilómetros da antiga, que foi desmantelada e maioritariamente submersa pela albufeira de Alqueva. A Nova Aldeia foi construída com a preocupação da manutenção dos traços e bens patrimoniais anteriores, sendo também construído um Museu com vista a perpetuar a memória da antiga aldeia e suas gentes. Uma colecção etnográfica da Aldeia, peças arqueológicas, estando o museu dotado de uma sala de exposições temporárias.

locais para visitar no Alqueva
Aldeia da Luz

A Aldeia está igualmente dotada de uma Praça de Touros, de um Lavadouro público que tem também a função e Miradouro com uma bonita vista sobre a Barragem do Alqueva, contando igualmente com a Igreja Paroquial do Sagrado Coração de Jesus, e uma réplica da Fonte Santa presente na antiga aldeia, que se dizia brotar águas milagrosas.

 

6. Aldeia da Estrela

A Aldeia da Estrela tem uma localização privilegiada junto da albufeira de Alqueva. Com a subida das aguas a povoação ficou situada numa península rodeada pelas aguas do Alqueva.

locais para visitar no Alqueva
Aldeia da Estrela

Pela sua localização excepcional foi construído um ancoradouro onde atracam os barcos que cruzam a barragem de Alqueva vindos da Marina da Amieira. É um óptimo local para passear, fazer um piquenique ou até mesmo dar um mergulho.

 

7. Cromeleque do Xerez

O conjunto megalítico da Herdade do Xerez ou Cromeleque do Xerez pode ser visitado actualmente numa área junto ao Convento da Orada, perto de Monsaraz. Encontra-se destacado na paisagem, beneficiando do plano elevado da planície em que se encontra. O acesso é muito fácil.

Cromeleque do Xerez
Cromeleque do Xerez

É constituído por um recinto de planta quadrangular regular, centralizada, definida por 50 menires de granito, com tamanhos entre os 120 e 150 cm de altura cada um. Ao centro, existe um monólito de aspecto fálico com cerca de 4 metros de altura, em que foi identificada uma fiada de covinhas na face Oeste. O Cromeleque data do período entre o início de 4000 a.C. e meados de 3000 a.C.

 

8. Pias

Pias é uma freguesia portuguesa pertencente ao concelho de Serpa, situada em pleno repousante Alentejo, cujo nome provem da antiga produção de manufacturas em granito. O interessante património local contempla a Ermida de Santa Luzia, a Torre do Relógio e a Igreja Local.

locais para visitar no Alqueva
Pias

Quanto às tradições locais, estas ainda são celebradas nos dias de hoje nas anuais festas em honra de Santa Luzia e São Luís e na Feira do Vinho. Nesta terra abundante de pão, azeite e vinho, prove a gastronomia feita de produtos simples, como a sopa de poejos, os cogumelos do campo ou o cozido de couves. As especialidades são o porco preto e a caça.

4 COMENTÁRIOS

  1. […] sobre urna pedregosa escarpa dominadora de uma vasta região que inclui o vale do Guadiana e albufeira do Alqueva, no Alentejo, situação privilegiada propícia a uma presença humana muito remota, embora não […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here