Início História 10 datas importantes… que nunca foram feriado

10 datas importantes… que nunca foram feriado

Numa época em que se eliminam feriados, apresentamos 10 datas importantes da história de Portugal que nunca foram feriado.

14310
0
Conquista de Ceuta

1. 24 de Junho de 1128

A primeira tarde portuguesa

Batalha de São Mamede
Batalha de São Mamede

A certidão de nascimento de Portugal foi a Batalha de S. Mamede, naquele dia em que, diz o povo, o filho deu uma tareia na mãe.

A piada histórica predilecta dos portugueses é aquela com barbas: como é que o País havia de ter corrido bem, se começou com um filho a bater na mãe? Mas há aqui dois equívocos. O primeiro é que Portugal correu bem durante muito tempo (e esperemos que volte a correr um dia destes); o segundo é que não houve nenhum filho a bater na mãe.

O filho a que a graçola se refere é, como toda a gente sabe, D. Afonso Henriques, fundador da nacionalidade e primeiro rei de Portugal; a mãe é D. Teresa, filha ilegítima de Afonso VI de Leão e Castela. Falta recordar a identidade do pai: tratava-se do conde francês Henrique de Borgonha.

Se Teresa e Fernão Peres tivessem vencido em S. Mamede, o núcleo do Estado português continuaria a ser governado pelo casal de amantes, ligados à Galiza. Portugal não se autonomizaria, portanto.

Na lógica das comemorações nacionais, faz algum sentido que o dia 24 de Junho nunca tenha sido feriado? É a data da independência portuguesa – se não oficial, pelo menos de facto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here