Início Cultura 10 das palavras mais especiais da Língua Portuguesa

10 das palavras mais especiais da Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa está repleta de palavras com significados fortes e especiais. Escolher as mais poderosas depende de cada um de nós.

32908
0
Língua Portuguesa
Língua Portuguesa

A beleza da Língua Portuguesa e das palavras estará apenas na cabeça de quem as lê? E quem define o que é uma palavra bela? Um poeta? Um músico? Um filósofo? Se a língua portuguesa é de todos nós, todos nós podemos escolher as suas mais belas palavras. Existirá uma lista de palavras bonitas por cada pessoa que decida elaborar essa lista, mas estas são as nossas escolhas. Estas são algumas das palavras mais especiais da Língua Portuguesa. Concorda com a lista? E que palavras quer acrescentar?

 

1. Saudade

Diz a lenda que o termo foi cunhado na época dos Descobrimentos portugueses e do Brasil colónia, quando esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou acções.

 

2. Esperança

É uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer uma certa perseverança — i.e., acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. O sentido de crença deste sentimento o aproxima muito dos significados atribuídos à fé.

 

3. Liberdade

É a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional; elemento qualificador e constituidor da condição no comportamento dos humanos.

 

4. Encanto

Acção de encantar, de enfeitiçar por meio de supostas operações mágicas. Coisa maravilhosa, de sedução irresistível: a festa foi um encanto.

 

5. Epifania

É uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo. Também pode ser um termo usado para a realização de um sonho com difícil realização. O termo é usado nos sentidos filosófico e literal para indicar que alguém “encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem completa”.

 

6. Alumbramento

Experiências que passamos e que parecem não ser “deste mundo”. Momentos singulares, impregnados de algo maravilhoso que, de repente, nos toca e encanta. Uma espécie de encantamento faz-nos sentir “estrangeiros” e, ao mesmo tempo, plenamente nós mesmos, totalmente protegidos em algo familiar. Nestes instantes, desembaraçados dos poderes quotidianos, experimentamos uma impressão de extraordinária liberdade.

 

7. Melancolia

É um estado emocional semelhante ao processo de luto, mas não há a perda que o caracteriza. A melancolia pode ocorrer sem haver uma causa definida.

 

8. Mãe

É aquela que cria, que dá vida e que nos ensina o que é o verdadeiro amor. Uma mãe é alguém capaz de transformar um pedaço de carne num ser humano. A mãe somos nós quando nos olhamos no espelho e reflectimos sobre a nossa essência.

 

9. Pai

É aquele que nos transmite segurança, paz, serenidade. Um pai é um educador, alguém que não nos carregou no ventre mas carrega-nos no coração. Um pai é a voz da nossa consciência, a voz que nos murmura ao ouvido quando fazemos algo de errado.

 

10. Filho

Um dia um famoso cientista disse “o ser humano é o único que consegue enviar satélites para o futuro”. Um filho é isso mesmo: é um pedaço de nós, como os nossos genes e os nossos valores morais, que se prolonga no tempo e por aqui fica mesmo quando nós vamos embora, significando isso que a nossa memória continua presente mesmo que estejamos ausentes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here