Início Viagens 10 das aldeias mais pitorescas de Portugal

10 das aldeias mais pitorescas de Portugal

Por esse país fora existem aldeias que nos transportam para o passado e preservam a sua essência original. São as aldeias mais pitorescas de Portugal.

1
aldeias mais pitorescas de Portugal
Casal de São Simão

De norte a sul dos país, as aldeias de Portugal são verdadeiras maravilhas por desvendar. Podem ser de xisto, de granito ou de cal, mas o encanto que transmitem é sempre o mesmo. Aqui reside ainda a verdadeira alma portuguesa. As aldeias de Portugal estão à espera da sua visita. Descubra 10 das aldeias mais pitorescas de Portugal.

 

1. Talasnal

Talasnal

Está é, desde há muito, a Aldeia do Xisto da Serra da Lousã que tem dado mais visibilidade e carisma ao conjunto. Pela sua dimensão e disposição, mas também pelos muitos pormenores das recuperações das suas casas. E também pela forma como a aldeia nos seduz pela boca. A fonte e o tanque emitem a melodia que acompanha a nossa visita. As casas decoram-se com os ramos das videiras.

Talasnal
Talasnal

A ruela principal de Talasnal acompanha o declive da encosta, num percurso íngreme. Dela derivam quelhas e becos, que criam um ambiente de descoberta que todos gostam de explorar à espera da surpresa de um novo recanto.

 

2. Piódão

visitar antes de morrer
Piódão

Disposta de forma cadenciada sobre socalcos que escalam a Serra do Açor, a aldeia de Piódão integra-se harmoniosamente na natureza que a rodeia e da qual parece fazer parte. As suas casas de aparelho de xisto telhados de lousa, que se confundem com o piso irregular da rua e com as cores da serrania, são ligadas entre si por escadas que vencem os desníveis do terreno.

Piódão – Rui Videira

No início da Idade Média o núcleo urbano situava-se no Casal de Piodam, num vale próximo da actual aldeia, mas a povoação acabaria por se transferir, devido à construção no local da abadia cisterciense dedicada a São Bernardo, da qual nada resta. Deslocados da sua terra, os habitantes estabeleceram-se na encosta sul da serra, provavelmente já no século XV, onde ao longo dos tempos foram construindo, socalco a socalco, esta aldeia serrana de beleza incomparável.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here