O ferro é um dos elementos essenciais e imprescindíveis para a saúde do cérebro. Nessa medida é sem dúvida decisivo para ajudar a melhorar a saúde e o funcionamento de vários órgãos do corpo. Conheça 10 alimentos ricos em ferro, bem como a sua importância, e por consequência onde pode consegui-lo em boa quantidade.
O ferro ajuda a preservar muitas funções vitais do corpo, incluindo energia e concentração a nível geral. Além disso beneficia os processos gastrointestinais, o sistema imunitário e a regulação da temperatura corporal.
Os benefícios do ferro geralmente passam despercebidos até que as pessoas não estejam deficitárias na quantidade que necessitam.
A anemia por deficiência de ferro é uma das condições mais faladas e pode causar fadiga, palpitações cardíacas, pele pálida e falta de ar. Fique a conhecer benefícios deste mineral de extrema importância.
Contribui para uma gravidez saudável
O volume de sangue e a produção de glóbulos vermelhos aumentam dramaticamente durante a gravidez de modo a fornecer e a suprimir as necessidades de oxigénio e nutrientes ao feto em crescimento.
Como resultado do processo de gravidez verifica-se então um aumento das necessidades por este mineral.
Embora o corpo normalmente maximize a absorção de ferro durante a gravidez, a ingestão insuficiente de ferro ou outros fatores que afetam a maneira como o ferro é absorvido podem levar à sua deficiência no organismo para suprir as necessidades.
A baixa ingestão de ferro durante a gravidez aumenta o risco de parto prematuro e baixo peso ao nascer. Com isto existem outros factores de risco associados como comprometimento do desenvolvimento cognitivo ou comportamental em bebés. As mulheres grávidas com baixo teor de ferro podem ainda ser mais propensas a infeções pois o ferro também auxilia o sistema imunitário.
É claro que os suplementos de ferro são necessários para mulheres grávidas e com deficiência de ferro. Contudo, algumas pesquisas estão em andamento quanto à possibilidade de recomendar ferro adicional a todas as mulheres em período de gravidez, mesmo aquelas com níveis normais deste mineral.
Argumenta-se que todas as mulheres grávidas devem tomar alguns suplementos que se estimam em algumas dezenas de miligramas diárias, independentemente dos seus níveis de ferro.
Melhora o desempenho atlético
A deficiência de ferro é curiosamente mais comum entre atletas, comparativamente a indivíduos que não levam um estilo de vida ativo. Esta situação afeta especialmente atletas jovens do sexo feminino.
Isto parece ser particularmente verdadeiro em atletas do sexo feminino que praticam desportos de resistência e endurance acentuado. São exemplo desta situação atletas que praticam corrida de longa distância.
Alguns especialistas sugerem que as atletas de endurance devem adicionar suplementos de ferro elementar à sua dieta alimentar diária.
A deficiência de ferro em atletas diminui o desempenho competitivo, podendo inclusive enfraquecer e limitar a atividade do sistema imunitário. A falta de hemoglobina pode reduzir muito o desempenho durante o esforço físico, pois diminui a capacidade do corpo de transportar oxigénio para os músculos, o que se reflecte na capacidade de produzir energia a nível celular.
Alimentos ricos em ferro
- Cabrito
- Peixe
- Ostras
- Amêijoas enlatadas
- Fígado
- Ovos
- Chocolate preto
- Feijão branco
- Espinafres
- Lentilhas