Início Cultura Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra

É uma das mais antigas universidades de todo o mundo e possui a mística e o encanto de uma autêntica fábrica de conhecimento. É a Universidade de Coimbra.

941
1
PARTILHE
palácio mais antigo de Portugal
Universidade de Coimbra

A sua história remonta ao século seguinte ao da própria fundação da nação portuguesa, dado que foi criada a 1 de Março 1290, quando o Rei D. Dinis I assinou em Leiria o documento Scientiae thesaurus mirabilis, o qual criou a própria universidade, que foi intermediada e foi confirmada pelo Papa.

Universidade de Coimbra
Universidade de Coimbra

Fixada definitivamente em Coimbra em 1537, sete anos mais tarde todas as suas Faculdades se instalam no antigo Paço Real da Alcáçova (denominado Paço das Escolas após a sua aquisição pela Universidade de Coimbra em 1597). A bula do Papa Nicolau IV, datada de 9 de Agosto de 1290, reconheceu o Estudo Geral, com as faculdades de Artes, Direito Canónico, Direito Civil e Medicina, reservando-se a Teologia aos conventos Dominicanos e Franciscanos.

Universidade de Coimbra
Universidade de Coimbra

A universidade, inicialmente instalada na zona do atual Largo do Carmo, em Lisboa, foi transferida para Coimbra, para o Paço Real da Alcáçova, em 1308. Voltou em 1338 para Lisboa, onde permaneceu até 1354, ano em que regressou para Coimbra. Ficou nesta cidade até 1377 e voltou de novo para Lisboa neste ano. Permaneceu em Lisboa até 1537, data em que foi transferida definitivamente para Coimbra, por ordem de D. João III.

Universidade de Coimbra
Universidade de Coimbra

Um comentário

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here