Início Cultura Serra da Freita: a montanha onde as pedras têm filhos

Serra da Freita: a montanha onde as pedras têm filhos

É um fenómeno raro no mundo e só se conhecem 2 locais onde acontece: na Rússia e em Arouca, Portugal, na serra da Freita. Falamos das pedras parideiras.

18317
0
PARTILHE
serra da freita
Foto: João Pedro Martins

Pedras Parideiras são um fenómeno geológico raro, um tipo de pedras que brotam de uma rocha-mãe, um bloco nodular de origem granítica com 1000 x 600 m, daí se chamarem Parideiras. Os nódulos de 1 a 12 cm de diâmetro com formas discóides e biconvexas são compostos pelos mesmos elementos mineralógica do granito, a camada externa é composta por biotite e a interna possui um núcleo de quartzo e feldspato potássico. Estes nódulos ao se desincrustarem dos núcleos da rocha-mãe por termoclastia/crioclastia deixam uma camada externa em baixo relevo nos núcleos da rocha-mãe e espalham-se à volta desta.

Pedras parideiras
Pedras parideiras

As Pedras Parideiras simbolizam a fertilidade na tradição ancestral da região, esta tradição está ainda presente nas populações locais. Acredita-se que dormir com uma pedra parideira debaixo da almofada aumenta a fertilidade.

Pedras parideiras
Pedras parideiras

As Pedras Parideiras estão situadas na Serra da Freita em Portugal e na Rússia, perto de S. Petersburgo.

Serra da Freita - Rui Videira
Serra da Freita – Rui Videira

São um fenómeno raro no Planeta Terra, este sendo o motivo para que se pede aos visitantes destes locais que não recolham pedras para uso pessoal.

Mais artigos

As 10 melhores cidades para viver em Portugal

As 10 melhores cidades para viver em Portugal

As 10 melhores cidades para viver em Portugal Quais os factores a ter em conta quando se elege as melhores cidades para viver em Portugal?...

Mais recentes

REDES SOCIAIS

141,753FãsGostar
226SeguidoresSeguir
629SeguidoresSeguir

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here