Início História Porto em Portugal. Oporto no estrangeiro. Porquê?

Porto em Portugal. Oporto no estrangeiro. Porquê?

Como é que a cidade do Porto passou a ser conhecida por Oporto no estrangeiro? As teorias são várias, mas ao que parece, terá sido por mera confusão...

10292
0
PARTILHE
Ponte D. Luís - Jack Norm

Existem algumas definições para que sejam utilizadas as duas formas de se chamarem a cidade, uma sendo que a origem da palavra inglesa “Oporto” reside à expressão portuguesa “o Porto”. O artigo definido “o” precede quase sempre o nome desta região do Norte de Portugal, por exemplo, “a família mudou-se para o Porto” ou “as pessoas do Porto são muito acolhedoras”, daí que pareça, ou tenha parecido, a ouvidos estrangeiros, como uma só palavra.

Porto - Susana Soares
Porto – Susana Soares

Outra forma que chama a atenção é a de que em espanhol ela é chamada “vino de Oporto”, tendo-se julgado que “O Porto” fosse uma palavra só.

Porto - Ana Silva
Porto – Ana Silva

Lembrando que o vinho do porto tem a sua origem na magnífica região do Douro e a cidade teve inicialmente o nome de Portus Cale – Portucale, nome de onde deriva o nome «Portugal». Entre o século XIII e o século XV as atividades comerciais e marítimas conheceram na cidade grande desenvolvimento. Ligações importantes foram estabelecidas com importantes portos europeus como Barcelona, Valência, La Rochelle, Rouen, London,Ypres, Antuérpia, etc. Nessa época  os estaleiros de Porto e Vila Nova de Gaia eram os mais importantes do país.

Mais artigos

Mais recentes

REDES SOCIAIS

131,997FãsGostar
218SeguidoresSeguir
607SeguidoresSeguir

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here