Início Cultura Os mais belos monumentos em Estilo Manuelino

Os mais belos monumentos em Estilo Manuelino

Nascido da vontade de um rei e do génio criativo que se vivia em Portugal no século XVI, a arte manuelina é uma expressão artística genuinamente portuguesa.

4568
1
PARTILHE
Mosteiro dos Jerónimos - Uxio

Os Descobrimentos trouxeram grande riqueza e conhecimento a Portugal. Nessa época, os navegadores portugueses deram a conhecer ao mundo civilizações longínquas e muitos artistas estrangeiros vieram trabalhar no país.

Torre de Belém - messagez
Torre de Belém – messagez

Desse encontro de culturas nasceu o manuelino, uma interpretação muito específica do gótico, em termos de estrutura arquitetónica e de decoração. É possível identificar um conjunto de ornamentos e uma combinação de símbolos que apenas se encontram em Portugal. O estilo surgiu durante o reinado de D. Manuel I (1495-1521) mas o nome só foi adotado no século XIX para designar esse espírito criativo.

Mosteiro dos Jerónimos - Joe Price
Mosteiro dos Jerónimos – Joe Price

A Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos são um ex-libris, mas em todas as obras construídas na época facilmente se descobre a Esfera Armilar e a Cruz de Cristo. São os símbolos pessoais do rei e o reflexo do poder temporal e espiritual que ambicionava.

Mosteiro da Batalha - Dimitry Shaikyn
Mosteiro da Batalha – Dimitry Shaikyn

Um comentário

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here