Início Viagens Os 9 palácios mais bonitos de Portugal

Os 9 palácios mais bonitos de Portugal

Num país com centenas de pequenos paços ou grandes palácios, escolher os mais belos é uma tarefa árdua. Alguns encontram-se em perfeitas condições, outros precisam de obras e outras foram convertidos em pousadas. Vale a pena conhecer os 9 palácio mais bonitos de Portugal.

37932
3
PARTILHE
Palácio da Pena

Os 9 palácios mais bonitos de Portugal

Portugal possui centenas de palácios, paços e palacetes (a designação varia consoante o tamanho e a utilidade dada a cada um deles). Estão espalhados um pouco por todo o país mas é em Sintra que se concentram os mais grandiosos porque este era o local escolhido pela família real para passar uns dias mais recatados. Descubra os 9 palácios mais bonitos de Portugal.

1. Palácio da Pena (Sintra)

Foto: Susan Sand
Foto: Susan Sand

O Palácio Nacional da Pena, popularmente referido apenas por Palácio da Pena ou Castelo da Pena, localiza-se na vila de Sintra, freguesia de São Pedro de Penaferrim, concelho de Sintra, no distrito de Lisboa, em Portugal.

locais para visitar em Sintra
Palácio da Pena

Representa uma das principais expressões do Romantismo arquitectónico do século XIX no mundo, constituindo-se no primeiro palácio nesse estilo na Europa, erguido cerca de 30 anos antes do Castelo de Neuschwanstein, na Baviera.

2. Palácio da Bolsa (Porto)

Foto: Hugo Magalhães
Foto: Hugo Magalhães

O Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto, na cidade do Porto, em Portugal, começou a ser construído em Outubro de 1842, em virtude do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio, o que obrigou temporariamente os comerciantes portuenses a discutirem os seus negócios na Rua dos Ingleses, em pleno ar livre.

palácios mais bonitos de Portugal
Palácio da Bolsa

Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês.

3. Palácio de Queluz

Foto: Ana Sá
Foto: Ana Sá

O Palácio Nacional de Queluz é um palácio do século XVIII localizado na cidade de Queluz no concelho de Sintra, distrito de Lisboa. Um dos últimos grandes edifícios em estilo rococó erguidos na Europa, o palácio foi construído como um recanto de verão para D. Pedro de Bragança, que viria a ser mais tarde marido e rei consorte de sua sobrinha, a rainha D. Maria I de Portugal.

Palácio de Queluz

Serviu como um discreto lugar de encarceramento para a rainha Maria I enquanto sua loucura continuou a piorar após a morte de D. Pedro em 1786. Após o incêndio que atingiu o Palácio da Ajuda em 1794, o Palácio de Queluz tornou-se a residência oficial do príncipe regente português, o futuro D. João VI, e de sua família. Permaneceu assim até a fuga da família real para o Brasil em 1807, devido à invasão francesa em Portugal.

3 Comentários

  1. Gostava apenas comentar, que dos palácios desta lista, 4 deles , devej muito da sua beleza interior, ao grande estucador de Afife, Antonio Domingos Meira,. Alem de estucador de genio, foi também arquitecto, decorador, e pintor de reservas a oleo. Como estudiosa e investigadora da obra deste grande artista, assinali neste conjunto, os Palácios da Pena, onde decurou e fez os estuques , a encomenda de D Fernando.( que descobriuainda muito jovem e o mandou frequentar a recem formada Real Academia das Belas Artes) , Trabalhlu tambej, no Palacio de Monserrate, todos os estuques e decoraçao mural, são deste artista. Palacio da Bolsa e Palacio de Estoi, onde tambem ha reservas pintadas a oleo de A D Meira. E.. trabalhou em muitissimos mais Palacios, sempre com estuques e decoraçoes lindissimas

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here