Início Viagens Os 15 jardins mais bonitos de Portugal

Os 15 jardins mais bonitos de Portugal

Românticos ou mais modernos, grandes ou pequenos, toda a vila ou cidade do nosso país tem o seu jardim. Descubra os 15 jardins mais bonitos de Portugal.

13828
0
PARTILHE
jardins mais bonitos de Portugal
Chaves - Fernando Ribeiro

Os 15 jardins mais bonitos de Portugal

De norte a sul e nas ilhas, são centenas os jardins de Portugal. Cada pequena vila ou cidade possui vários jardins, uns mais antigos e românticos, outros mais modernos e funcionais. A escolha é muita e variada, mas há jardins que são autênticos marcos e símbolos não só da sua cidade mas também do país. Descubra os 15 jardins mais bonitos de Portugal.

1. Mata Nacional do Buçaco

A Mata Nacional do Buçaco teve origem há cerca de 200 anos quando, em 1629, aqui se estabeleceu uma comunidade de Frades Carmelitas Descalços.

Buçaco

Foram estes monges os responsáveis pela criação e manutenção desta verdadeira maravilha natural, até 1834, altura em que foram extintas as ordens religiosas em Portugal. No final do século XIX, o rei D. Carlos teve aqui um pavilhão de caça, mais tarde transformado em hotel, o famoso Palace do Bussaco.

2. Jardim Botânico da Madeira

Localiza-se a cerca de três quilómetros do centro do Funchal. Aqui poderá admirar cerca de 2000 espécies de plantas, incluindo plantas exclusivas da Ilha da Madeira e de outras ilhas do Atlântico, tais como os Açores, as Canárias e Cabo Verde. Neste jardim estão representadas cerca de 100 espécies indígenas, que vão desde as que crescem nas encostas mais expostas da ilha até à típica vegetação.

Jardim Botânico da Madeira
Jardim Botânico da Madeira

Pode encontrar plantas de zonas do Globo ecologicamente opostas, tais como plantas dos Himalaias e dos trópicos. Reúne algumas das aves mais exóticas e mais raras. As Catatuas e os Loricos das ilhas tropicais Asiáticas, os Periquitos Australianos, os Papagaios Anões, entre muitos outros.

3. Parque de Monserrate – Sintra

O Parque de Monserrate, em Sintra, outrora quinta de pomares e culturas, existe como tal desde o séc. XVIII, quando Gerard DeVisme alugou a quinta à família Melo e Castro, sua proprietária. Desde então, todos os que se seguiram – William Beckford, a família Cook, o Estado Português e, finalmente, desde Setembro de 2000, a Parques de Sintra-Monte da Lua, S. A. – esforçaram-se por criar um maravilhoso jardim botânico, ímpar nas suas características.

locais para visitar em Sintra
Parque de Monserrate

Crucial no seu desenvolvimento esteve o que se viria a tornar o 1º Visconde de Monserrate, Francis Cook. Juntamente com o pintor paisagista William Stockdale, o botânico William Nevill e o mestre jardineiro James Burt, criaram-se cenários contrastantes que se sucedem ao longo de caminhos sinuosos por entre ruínas, recantos, cascatas e lagos, sugerindo, através de uma aparente desordem, o domínio da Natureza sobre o Homem.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here