Início Sociedade Os 12 melhores queijos de Portugal

Os 12 melhores queijos de Portugal

Portugal revela excelência quando se fala de gastronomia e um dos principais factores são os seus queijos. Conheça os 12 melhores queijos de Portugal.

120665
1
PARTILHE
melhores queijos de portugal
Queijo da Serra da Estrela

Os 12 melhores queijos de Portugal

Portugal é um país com uma imensa tradição na produção de queijos. Podem ser fortes ou mais suaves, de cabra, vaca ou ovelha… podem ser para simples acompanhamento de pão ou para degustar com um bom vinho. De norte a sul e nas ilhas, descubra os 12 melhores queijos de Portugal.

Queijo de Azeitão

Queijos de Azeitão
Queijos de Azeitão

Queijo de Azeitão é um queijo de ovelha português, oriundo da região de Azeitão, no distrito de Setúbal. Constitui uma denominação de origem protegida, de acordo com as normas da União Europeia. É produzido nos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

Os queijos de Azeitão apresentam uma forma cilíndrica, com cerca de 8 cm de diâmetro e 5 cm de altura. Possuem uma casca macia amarelada, de espessura fina. O seu peso pode variar entre os 100 e os 250 g. Passam por um período de 20 dias de cura, sendo comum serem vendidos envolvidos em papel vegetal. A sua pasta é mole, possuindo um aroma e um sabor que se assemelham de certa forma aos do queijo da serra.

Queijo de Cabra Transmontano

Queijo de Cabra Transmontano
Queijo de Cabra Transmontano

Queijo de cabra transmontano é um queijo português oriundo da região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Constitui uma denominação de origem protegida, de acordo com as normas da União Europeia.

Tal como o nome indica, é produzido com leite de cabra. A raça da cabra é Serrana. É um queijo de pasta muito dura, de cor esbranquiçada, apresentando alguns olhos. A coalhada é obtida usando coalho de origem animal. A maturação deste queijo dura no mínimo 60 dias, sendo os queijos lavados periodicamente durante esse processo.

Queijo de Évora

Queijo de Évora
Queijo de Évora

Queijo de Évora é um queijo português oriundo da cidade de Évora, na região do Alentejo. Constitui uma denominação de origem protegida, de acordo com as normas da União Europeia.

Fabricado com leite de ovelha, é um queijo curado, duro ou semi duro, de cor amarelada, que vai escurecendo em contacto com o ar, sendo o seu sabor um pouco acidulado e ligeiramente picante. A crosta pode ser lisa ou um pouco rugosa. A sua produção envolve a coagulação do leite cru, após a qual se procede ao esgotamento da coalhada, usando a acção do cardo.

Um comentário

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here