Início Sociedade Origem e significado do apelido Pereira

Origem e significado do apelido Pereira

Espalharam-se pelo mundo e deram origem a milhões. Em Portugal desempenharam um papel crucial na história do Reino. Origem e significado do apelido Pereira.

3139
1
PARTILHE
origem e significado do apelido Pereira

Conhece a origem e significado do apelido Pereira?

O apelido Pereira surgido em Portugal é originário de uma árvore de mesmo nome, cujo fruto é a pêra. O nome Pereira foi dado a diversas regiões em Portugal, talvez por que essas regiões se tratavam de plantações de pêras, com o tempo os habitantes destas regiões passaram a usar o sobrenome Pereira, demonstrando que eram originários das regiões que tinham o mesmo nome.

Acredita-se que o apelido foi usado primeiramente por uma família rica, senhores da Quinta de Pereira, em Esmeriz. O primeiro a usar o sobrenome foi Rui Gonçalves Pereira, dele descende D. Nuno Alvares Pereira, pai de Beatriz Pereira de Alvim que se casou com D. Afonso, o primeiro Duque de Bragança, dando origem à Casa de Bragança, que mais tarde iria reinar sobre Portugal.

No Brasil, o primeiro Pereira foi o donatário Francisco Pereira Coutinho, assassinado brutalmente pelos índios tupinambás em Itaparica, em 1549. Entre seus descendentes está um dos mais importantes editores brasileiros, José Olympio (Pereira Filho). O nome também foi adotado por cristãos-novos. Em 1606, chegou ao Brasil a degredada Ana Pereira, acusada de bigamia. Os estados brasileiros onde eles inicialmente se propagaram são Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Mais artigos

Língua Portuguesa: 5 palavras que quase todos pronunciam de forma errada

Existem termos com os quais até mesmo os falantes cultos nativos de língua portuguesa se confundem e cometem deslizes ao se expressarem. Confira as...

Mais recentes

A ponte internacional mais pequena do mundo fica em Portugal

A ponte internacional mais pequena do mundo fica em Portugal Sabe onde fica a ponte internacional mais pequena do mundo? Em plena raia alentejana, onde as gentes...

REDES SOCIAIS

108,781FãsGostar
182SeguidoresSeguir
564SeguidoresSeguir

Um comentário

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here