Início Sociedade Origem e significado do apelido Pereira

Origem e significado do apelido Pereira

Espalharam-se pelo mundo e deram origem a milhões. Em Portugal desempenharam um papel crucial na história do Reino. Origem e significado do apelido Pereira.

1531
1
PARTILHE
origem e significado do apelido Pereira

Conhece a origem e significado do apelido Pereira?

O apelido Pereira surgido em Portugal é originário de uma árvore de mesmo nome, cujo fruto é a pêra. O nome Pereira foi dado a diversas regiões em Portugal, talvez por que essas regiões se tratavam de plantações de pêras, com o tempo os habitantes destas regiões passaram a usar o sobrenome Pereira, demonstrando que eram originários das regiões que tinham o mesmo nome.

Acredita-se que o apelido foi usado primeiramente por uma família rica, senhores da Quinta de Pereira, em Esmeriz. O primeiro a usar o sobrenome foi Rui Gonçalves Pereira, dele descende D. Nuno Alvares Pereira, pai de Beatriz Pereira de Alvim que se casou com D. Afonso, o primeiro Duque de Bragança, dando origem à Casa de Bragança, que mais tarde iria reinar sobre Portugal.

No Brasil, o primeiro Pereira foi o donatário Francisco Pereira Coutinho, assassinado brutalmente pelos índios tupinambás em Itaparica, em 1549. Entre seus descendentes está um dos mais importantes editores brasileiros, José Olympio (Pereira Filho). O nome também foi adotado por cristãos-novos. Em 1606, chegou ao Brasil a degredada Ana Pereira, acusada de bigamia. Os estados brasileiros onde eles inicialmente se propagaram são Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Mais artigos

significado da palavra "caralho"

Coisas que você não sabia: o verdadeiro significado da palavra caralho

Tem a certeza que conhece o significado da palavra caralho? Segundo a Academia Portuguesa de Letras, caralho é a palavra com que se denominava...

Mais recentes

expressões típicas do Algarve

60 expressões que só um algarvio entende

Por todo o país existem expressões peculiares e curiosas que são testemunho ímpar da cultura dos povos e que não se podem perder ou...

REDES SOCIAIS

91,035FãsGostar
149SeguidoresSeguir
449SeguidoresSeguir

Um comentário

Deixe seu Comentário