Início Viagens Moinhos de Rei (Cabeceiras de Basto)

Moinhos de Rei (Cabeceiras de Basto)

Em plena Serra da Cabreira, no concelho de Cabeceiras de Basto, ficam os Moinhos de Rei, mandados construir no reinado de D. Dinis, na freguesia de Abadim.

2340
0
PARTILHE
Moinhos de Rei
Moinhos de Rei

Moinhos de Rei, acolhe um agradável área de lazer com condições para a ocupação salutar dos tempos livres e a fruição de uma paisagem natural de grande beleza que é alegremente proporcionada a quem ali se desloca. Conjunto de moinhos, construídos no reinado de D. Dinis, primeiro rei que no nosso país, sobretudo no Entre-Douro-e-Minho, incentivou e desenvolveu a indústria da moagem.

Moinhos de Rei
Moinhos de Rei

Até aí era quase exclusivamente realizada pelo esforço do homem ou do animal, esmagando o cereal primeiramente entre duas pedras e recorrendo depois ao pilão e ao gral.

Moinhos de Rei
Moinhos de Rei

A invenção dos moinhos de água (azenhas) abriu uma nova era na moagem, actividade antes realizada pelo moinho-a-braços. Estes moinhos comunitários pertenciam ao Rei e declarava-se que metade do seu rendimento seria para a Coroa. Mais tarde passaram a pagar ao Rei apenas um imposto simbólico.

Moinhos de Rei
Moinhos de Rei

Os moinhos de mós passaram a aparecer nos primeiros anos da Monarquia, sabendo-se que em Julho de 1157, sendo Gualdim Pais “mestre absoluto da Ordem do Templo, houve uma doação régia que a este Mestre e à sua Ordem se fez de oito moinhos na Ribeira de Alviela”.

Moinhos de Rei
Moinhos de Rei

No Arquivo da Torre do Tombo há muitos documentos sobre moinhos e o Dr. Sousa Viterbo, no Arqueólogo Português de 1896, especifica e refere vários moinhos, suas licenças e regras de funcionamento.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here