Início Viagens Misarela: a ponte que foi construída pelo Diabo

Misarela: a ponte que foi construída pelo Diabo

Diz a lenda da Ponte da Misarela que ela foi construída pelo próprio diabo. Ainda hoje, esta ponte é objecto de culto e superstições entre os povos locais.

8256
0
PARTILHE
misarela
Ponte da Misarela

Misarela: a ponte que foi construída pelo Diabo

Segundo a lenda local, esta ponte foi construída pelo próprio Diabo: Havia um mau homem em terras de Além Douro, a quem a justiça encarniçadamente perseguia por vários crimes e que sempre escapava, como conhecedor que era dos esconderijos proporcionados pela natureza.

Ponte da Misarela
Ponte da Misarela

Apertado, porém, muito de perto, embrenhou-se um dia no sertão e, transviado, achou-se de repente à borda de uma ribeira torrencial, em sítio alpestre e medonho, pelo alcantilado dos penedos e pelo fragor das águas que ali se despenhavam em furiosa catadupa.

Ponte da Misarela
Ponte da Misarela

Apelou o malvado para o Anjo-Mau e tanto foi invocá-lo que o Diabo lhe apareceu. ‘Faz-me transpor o abismo e dou-te a minha alma’, disse-lhe. O Diabo aceitou o pacto e lançou uma ponte sobre a torrente.

Ponte da Misarela
Ponte da Misarela

O réprobo passou e seguiu sem olhar para trás como lhe fora exigido, mas pouco depois sentiu grande estrépito, como de muitas pedras que se derrocavam, e ninguém mais ouviu falar da improvisada ponte.

Os anos volveram e, enfim, chegou a hora do passamento. Moribundo e arrependido, confessou ao sacerdote o seu pacto. Este foi ao sítio da ponte e tratou igual pacto com o Diabo.

Ponte da Misarela
Ponte da Misarela

A ponte reapareceu e o sacerdote passou, mas tirando rápido, um ramo de alecrim, molhou-o na caldeirinha que levava oculta, três vezes aspergiu, fazendo o sinal da cruz e pronunciando as palavras sacramentais dos exorcismos.

O mesmo foi fazê-lo que sumir-se o Demónio, deixando o ar cheio de um vapor acre e espesso, de pez e resina, de envolta com cheiro sufocante de enxofre, ficando de pé a ponte.

Mais artigos

porque se chama invicta a cidade do porto

Sabe porque chamam Invicta à cidade do Porto?

Sabe porque chamam Invicta à cidade do Porto? Em 1111, D. Teresa, mãe do futuro primeiro rei de Portugal, concedeu ao bispo D. Hugo o...

Mais recentes

língua portuguesa

Língua portuguesa entre as mais poderosas do mundo

Recentemente, a imprensa nacional e também internacional divulgou os resultados do Power Language Index (PLI), divulgado pelo Fórum Económico Mundial. Os resultados indicam que...

REDES SOCIAIS

142,196FãsGostar
226SeguidoresSeguir
629SeguidoresSeguir

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here