Início Sociedade Medronho pode combater cancro e colesterol

Medronho pode combater cancro e colesterol

São típicos de algumas regiões do nosso país, provocam uma embriaguez interessante e agora parece que podem controlar cancro e colesterol. Falamos dos medronhos.

51811
0
PARTILHE
Um trabalho realizado por investigadores da Universidade de Aveiro de caracterização química detalhada do medronho, usado sobretudo em licores e aguardentes, revelou benefícios para a saúde do consumo daquele fruto.
Propriedades descobertas no medronho pelo Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA) revelam a capacidade de evitar os radicais livres responsáveis por doenças como o cancro, de controlar os níveis de colesterol e de melhorar a saúde da pele e dos ossos.
medronho1 (1)
A caracterização química detalhada do medronho realizada na UA “destaca a presença de ácidos gordos insaturados, nomeadamente ómega 3 e 6, fitoesteróis e triterpenóides”, compostos com importante actividade biológica.
“Os ómegas 3 e 6 são ácidos gordos essenciais que têm de ser obtidos a partir da dieta, uma vez que o nosso organismo não os sintetiza”, explica Sílvia Rocha, da equipa de investigação, sublinhando que esses compostos “têm demonstrado um papel importante no controlo dos níveis de colesterol, na saúde da pele e dos ossos e uma relação inversa entre o consumo de ómega 3 e a perda de funções cognitivas”.

Regulam o colesterol

Por outro lado, prossegue, “os esteróis têm um importante papel na saúde, uma vez que contribuem para regular o nível de colesterol e os triterpenóides, para além de ajudarem igualmente a controlar o colesterol, têm uma acção anti-inflamatória, antimicrobiana e antifúngica”.

Mais artigos

As 10 comidas de que um emigrante português mais tem saudades

Broa de milho Há emigrantes com sorte (ou sabedoria) que vão parar a países onde o pão não tem validade de seis meses. Há outros...

Mais recentes

História desconhecida de Portugal: a Guerra Civil de Alares em 1923

História desconhecida de Portugal: a Guerra Civil de Alares em 1923 Perto das imponentes escarpas do Tejo Internacional e numa região conhecida desde há muito...

REDES SOCIAIS

101,972FãsGostar
179SeguidoresSeguir
521SeguidoresSeguir

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here