Início História História Insólita de Portugal: uma revolta causada por… um copo de vinho

História Insólita de Portugal: uma revolta causada por… um copo de vinho

Somos um povo deveras curioso. Temos fama de povo sereno, mas por vezes provocamos revoluções por causa de... um copo de vinho.

1417
0
PARTILHE

A revolução sangrenta deu-se no Porto em 1757 contra a decisão do Marquês de Pombal de proibir a venda de vinho a “avulso”. Foi um motim que originou centenas de feridos e algumas dezenas de condenações à morte, próprias de alguém que não olhou a meios para afirmar a autoridade do Estado.

Marquês de Pombal
Marquês de Pombal

A intenção do Marquês era bondosa. Evitar a degradação da qualidade do vinho do Porto, numa época em que era corrente a prática de toda a espécie de manigâncias sobre este importante produto. O vinho do Porto era uma das principais fontes de entradas de divisas no país, desenvolvendo-se extraordinariamente o seu comércio após a assinatura do tratado de Methuen.

caves1

Este tratado conferia condições preferências de acesso ao mercado britânico face aos vinhos provenientes de uma França Colbertista, em troca de uma maior abertura à entrada de lanifícios britânicos. Com a criação da Real Companhia, o estado assumiu o Monopólio do comércio do Vinho do Porto e assim passou a controlar todo o seu circuito comercial, inclusivamente nos locais de consumo habituais -as tavernas.

caves2

Eis um exemplo de uma realidade que parece insignificante à luz do poder – beber um copo de vinho numa taverna – mas que para o povo era algo considerado imprescindível.

Mais artigos

Os 9 palácios mais bonitos de Portugal

Os 9 palácios mais bonitos de Portugal Portugal possui centenas de palácios, paços e palacetes (a designação varia consoante o tamanho e a utilidade dada...

Mais recentes

língua portuguesa

Língua portuguesa entre as mais poderosas do mundo

Recentemente, a imprensa nacional e também internacional divulgou os resultados do Power Language Index (PLI), divulgado pelo Fórum Económico Mundial. Os resultados indicam que...

REDES SOCIAIS

142,341FãsGostar
227SeguidoresSeguir
629SeguidoresSeguir

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here