Início Sociedade Éramos felizes e não sabíamos: 10 jogos de rua de antigamente

Éramos felizes e não sabíamos: 10 jogos de rua de antigamente

Éramos felizes e não sabíamos: 10 jogos de rua de antigamente, que a maioria das crianças já não conhece mas que fizeram as delícias dos mais velhos.

27875
0
PARTILHE
jogos de rua de antigamente
jogos de rua de antigamente

Éramos felizes e não sabíamos: 10 jogos de rua de antigamente

Hoje em dia, as nossas crianças preferem jogar videojogos ou passar horas intermináveis em frente à televisão ou ao computador. Mas antigamente, as crianças divertiam-se de outras formas, talvez mais saudáveis e, na maioria das vezes, na rua, convivendo com os amigos. Éramos felizes e não sabíamos. Descubra 10 jogos de rua antigos.

1. Ioiô

ioio (1)

Tal como o pião, quem nunca experimentou o famoso “Ioiô”? Este é um dos mais antigos brinquedos existentes. A palavra vem do filipino e quer dizer “volte aqui”, e na verdade é mesmo isto que faz. Como é que tal objecto, com 2 discos unidos por um eixo, onde se prende uma corda, e que sobe e desce, teve o sucesso que teve? A verdade é que este jogo ia ficando cada vez mais divertido, quanto mais “expert” nos tornássemos na matéria do lançamento do ioiô e nos respectivos efeitos para impressionar a família e amigos: o efeito “balança”, “vai e vem”, “trapézio”, “passeio cãozinho” são alguns exemplos.

2. Macaca

macaca (1)

Com um pau de giz e uma pedrinha fazia-se a festa. Desenhava-se no chão vários rectângulos (casas) conforme a figura ao lado e passavam-se umas belas horas a atirar a dita pedrinha, a caminhar em pé coxinho para apanhá-la em equilíbrio num só pé e a regressar também em pé-coxinho. Em algumas casas podiam ser colocados os 2 pés em simultâneo (as que tinham 2 quadrados lado a lado), outras só podia ser num pé. Ora aí está um belo exercício que poderia dispensar algumas horas de step ou spinning (e bem mais barato). Alguém quer alinhar?

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here