Início História Duarte Pacheco Pereira: o navegador que descobriu o Brasil antes de Cabral

Duarte Pacheco Pereira: o navegador que descobriu o Brasil antes de Cabral

Sabe-se que a descoberta do Brasil está repleta de mistério mas é cada vez mais evidente a tese que Duarte Pacheco Pereira foi o primeiro a descobri-lo.

17117
4
PARTILHE
helvécia
Brasil

Duarte Pacheco Pereira: o navegador que descobriu o Brasil antes de Cabral

Afinal quem chegou primeiro ao Brasil, Pedro Álvares Cabral ou Duarte Pacheco Pereira? Duarte Pacheco Pereira, um dos grandes navegadores dos séculos XV-XVI e capitão de guerra na Índia, primeiro grande herói da Expansão recebido em Lisboa com um desfile triunfal e a quem Camões chamou “Aquiles lusitano”, deixou na obra Esmeraldo de Situ Orbis frases que têm sido tomadas como prova do descobrimento do Brasil antes de 1500, a data oficial. O debate mantém-se aceso desde que o escrito foi revelado em 1892.

Duarte Pacheco Pereira
Duarte Pacheco Pereira

Duarte Pacheco era um hábil marinheiro e um afamado guerreiro. No dizer do cronista, era homem demasiado colérico e agastado. Natural de Santarém, cavaleiro da Casa de El-Rei D. João II, tinha-se tornado notada antes da sua viagem à Índia, na expedição de Afonso de Albuquerque, na qual comandava a nau Espírito Santo.

brasil2
Chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil

Era filho de um navegador e neto de um armador. Crescera no contacto das coisas do mar, das arrojadas viagens dos Portugueses que iam desbravando o oceano, despindo-o das suas lendas, trazendo à civilização novas terras e novos povos. O seu espírito não podia deixar de estar possuído do ardor das aventuras e dos grandes feitos. Assim o demonstrou em toda a sua vida, posta ao serviço da sua pátria, realizando cometimentos que fizeram dele um dos portugueses mais notáveis da sua época.

mapamundi
Tratado de Tordesilhas

A sua epopeia inicia-se com as viagens de exploração e reconhecimento ao longo da costa ocidental da África. Em 1494, toma parte, como delegado de Portugal, na conferência de onde resultou o célebre Tratado de Tordesilhas, sem dúvida o mais importante tratado realizado no século XV. A sua presença nessa conferência revela os seus altos conhecimentos científicos.

nau2

A confiança que nele depositava D. João II mantém-se durante o reinado de D. Manuel que em 1498 o envia para além da grandeza do mar Oceano para descobrir terras ocidentais do Atlântico onde encontrou uma grande terra firme com muitas e grandes ilhas adjacentes a ela.

Tratado de Tordesilhas
Tratado de Tordesilhas

Julga-se, por isso, que tivera conhecimento das terras da América, facto que a política de então não permitia revelar para não provocar contendas com a Espanha, nem aguçar a cobiça alheia. Pedro Álvares Cabral torna esse descobrimento oficial, em 1500, e evitaram-se desta forma, atritos e reclamações que teriam surgido se o acontecimento não tivesse sido revestido de todos os cuidados, de todo o sigilo, sobre as navegações realizadas anteriormente.

Mais artigos

Turistas brasileiros em Portugal: 16 histórias que parecem piada mas são...

ATENÇÃO: esta publicação serve apenas para ilustrar confusões de comunicação e diferenças culturais. Não tem como objectivo fomentar a discórdia nem provocar conflitos e...

Mais recentes

Pátio do carrasco

12 locais em Portugal que ninguém tem coragem de visitar

12 locais em Portugal que ninguém tem coragem de visitar São locais que o tempo fez cair no esquecimento, abandonados e com fama de assombrados....

REDES SOCIAIS

150,805FãsGostar
240SeguidoresSeguir
655SeguidoresSeguir

4 Comentários

  1. […] 1. Portugal ameaçou enviar uma frota à região descoberta por Colombo (actuais Américas Central e do Norte), e a Espanha propôs discutir um acordo sobre as terras a descobrir. Essa foi a origem do Tratado de Tordesilhas (7 de Junho de 1494). Duarte Pacheco Pereira, nomeado “Cavaleiro da Casa Real”, participou como negociador português. Reivindicou para Portugal as terras que fossem descobertas a até 370 léguas a oeste de Cabo Verde. Historiadores sustentam a hipótese de Duarte Pacheco ter sido o verdadeiro “descobridor do Brasil”, em 1498, viajando em segre… […]

  2. […] 1. Portugal ameaçou enviar uma frota à região descoberta por Colombo (actuais Américas Central e do Norte), e a Espanha propôs discutir um acordo sobre as terras a descobrir. Essa foi a origem do Tratado de Tordesilhas (7 de Junho de 1494). Duarte Pacheco Pereira, nomeado “Cavaleiro da Casa Real”, participou como negociador português. Reivindicou para Portugal as terras que fossem descobertas a até 370 léguas a oeste de Cabo Verde. Historiadores sustentam a hipótese de Duarte Pacheco ter sido o verdadeiro “descobridor do Brasil”, em 1498, viajando em segre… […]

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here