Início Viagens Castelo de São Jorge (Lisboa)

Castelo de São Jorge (Lisboa)

Na colina mais alta de Lisboa ergue-se o Castelo de São Jorge com vistas privilegiadas sobre a cidade. Repleto de história para contar, merece a sua visita.

4591
0
PARTILHE
Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge (Lisboa)

Declarado Monumento Nacional em 1910, pouco antes da implantação da República, o Castelo de São Jorge ergue-se na mais alta colina de Lisboa e foi desde muito cedo um espaço aprazível para a ocupação humana, datando do século II a.C. a primeira fortificação conhecida.

Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge

Intervenções arqueológicas permitiram registar testemunhos de ocupação desde pelo menos o século VI a.C.. Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos e Muçulmanos por aqui passaram. A cidadela do Castelo de São Jorge é um local fascinante para se contemplar a longa história de Lisboa.

Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge

O local foi ocupado pelos Romanos, Visigodos e Mouros antes de ser transformado no Palácio Real por volta do século XIV. Os visitantes podem subir às torres, caminhar pelas muralhas do castelo e admirar as extraordinárias vistas sobre a cidade e o rio Tejo. Gansos e patos vagueiam pelos jardins do Castelo de São Jorge, plantados com carvalhos, pinheiros e oliveiras.

Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge

Sobranceiro ao bairro de Alfama, com as suas ruas labirínticas, o Castelo de São Jorge possui 11 torres e um fosso seco. Os visitantes podem explorar o museu no antigo Paço Real da Alcáçova, visitar as ruínas arqueológicas datadas do século VII e observar a cidade de Lisboa através do periscópio na Torre de Ulisses.

Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge

Outra visita obrigatória é a Casa Ogival, com os seus cinco arcos ogivais, e a Olisipónia – uma exposição multimédia acerca da história de Lisboa. O pequeno bairro de Santa Cruz também se encontra dentro das muralhas do Castelo de São Jorge. Faça uma visita guiada para conhecer mais sobre o Castelo de São Jorge, aproveite o programa de eventos artísticos e culturais ou deixe-se simplesmente maravilhar pelas ruas de Lisboa a partir deste miradouro único.

Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge sofreu importantes intervenções de restauro na década de 1940 e no final da década de 1990, que tiveram o mérito de reabilitar o monumento, actualmente um dos locais mais visitados pelo turista na cidade de Lisboa.

Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge oferece aos visitantes os jardins e miradouros de onde se pode observar a cidade em todo o seu esplendor, um espectáculo multimédia (Olisipónia), uma câmara escura (Torre de Ulisses – viagem de 360º sobre Lisboa), espaço de exposições, sala de reuniões/recepções (Casa do Governador) e loja temática.

Mais artigos

Portugal: 24 aldeias que deve visitar pelo menos 1 vez na...

Portugal: 24 aldeias que deve visitar pelo menos 1 vez na vida Não são uma, nem duas, nem dez... São 24 aldeias para visitar em...

Mais recentes

Tragédia de Pedrógão Grande: governo mentiu e o número real de...

Tragédia de Pedrógão Grande: governo mentiu e o número real de mortos poderá ser 96 O que há muito era tema de conversa entre os habitantes...

REDES SOCIAIS

138,999FãsGostar
223SeguidoresSeguir
621SeguidoresSeguir

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here