Início Viagens As 6 capelas dos ossos existentes em Portugal

As 6 capelas dos ossos existentes em Portugal

A mais famosa é a capela dos ossos de Évora e quase ninguém conhece as restantes, mas há mais. Descubra as 6 capelas dos ossos existentes em Portugal.

27099
6
PARTILHE
capelas dos ossos existentes em portugal
Capela dos Ossos de Alcantarilha

As 6 capelas dos ossos existentes em Portugal

A mais famosa é a capela dos Ossos de Évora mas, ao contrário do que muita gente pensa, não é a única em Portugal. As capelas dos ossos começaram a surgir durante o século XVII, não só em Portugal mas também um pouco por toda a Europa. Permitiam, de forma simbólica, transmitir a ideia de que a vida não termina na Terra mas continua no paraíso prometido por Deus na bíblia. Por isso mesmo se utilizavam ossos humanos, para que quem entrasse na capela pudesse sentir que há mais vida para além da morte.

Capela dos Ossos de Alcantarilha

Capela dos Ossos de Alcantarilha
Capela dos Ossos de Alcantarilha

A Capela dos Ossos de Alcantarilha situa-se anexada no lado sul da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição do século XVI, no centro histórico da bonita freguesia de Alcantarilha, em plena região Algarvia.

O seu interior está praticamente todo revestido e ornamentado por mais de 1500 ossadas humanas, com excepção do trabalho de escultura da figura de Cristo Crucificado datada do século XVI.

Há quem diga, embora sem qualquer comprovativo fiável, que estas ossadas seriam de frades Jesuítas que pereceram pela região.

Capela dos Ossos de Faro

Capela dos Ossos de Faro
Capela dos Ossos de Faro

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Faro é uma majestosa construção barroca com torres que foi finalizada em 1719, durante o reinado de D. João V, que foi financiada (e decorada no seu interior) com ouro brasileiro.

A fachada foi terminada depois do terramoto de 1755, e depois dele, junto ao exterior encontra-se a macabra Capela dos Ossos, construída com ossos e caveiras de mais de mil monges como recordação sinistra da mortalidade.

6 Comentários

  1. Em Faro existem 2 duas capelas dos ossos igreja Nossa Senhora do Carmo e Sé Catedral pouco divulgadas mas muito visitadas por turistas

  2. Conheci a Capela dos ossos em Évora, apesar de sinistro, tem sua beleza e merece ser visitada e reconhecida como todo Portugal. Mto lindo

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here