Início Sociedade 8 coisas que eram melhores no tempo da ditadura

8 coisas que eram melhores no tempo da ditadura

Estamos muito melhor agora, mas temos que admitir que nem tudo na revolução foi um mar de rosas. 8 coisas que eram melhores no tempo da ditadura.

19586
3
PARTILHE

5. Crescimento salarial e poder de compra

cinquenta-escudos

Já reparou quanto aumentam os salários a cada ano que passa? 1%, 2%, 3%. E como era no tempo da ditadura? Antes do 25 de Abril, por cada período de 5 anos, os trabalhadores duplicavam o seu salário e aproximadamente o seu poder de compra. Este aumento verificou-se no período de 1970 a 1974, apenas 4 anos, querendo dizer que estávamos, então, no período mais alto de crescimento. De 1960 a 1974 – 14 anos – os trabalhadores aumentaram aproximadamente 7 vezes o seu salário, a que corresponde um aumento pelo menos de 5 vezes o seu poder de compra. É impressionante! Mas é verdade, facilmente comprovável. Quer queiramos, quer não, era o crescimento que tínhamos em Portugal, talvez o maior do mundo, que permitia uma aproximação rápida aos maiores níveis da Europa, então no auge das convulsões sociais, logo que chegou o desafogo do pós-guerra.

6. Emprego

trabalhadores

Não havia desemprego, nem mesmo para os deficientes. Uma parte da mão de obra era absorvida pela agricultura, pescas e turismo, sectores, infelizmente, estrangulados após o 25 de Abril. A outra parte não chegava para o comércio e indústria. O pessoal que se ia deslocando das zonas serranas e terras mais interiorizadas era insuficiente para as necessidades. É óbvio que, apesar de não haver desemprego, os salários eram muito baixos, embora subissem a um ritmo muito elevado todos os anos.

3 Comentários

  1. Proteção de fogos florestais: lembro aqui os 2 maiores incêndios de que me lembro (serra do caramulo e serra de sintra). Não restou nada e foi em ditadura…..

  2. Sobre os fogos florestais, importa referir que o tipo de vida na época era responsável pela limpeza das matas, no ponto em que se apanhava muito mato, e especialmente a caruma dos pinheiros, para fazer a cama do gado. Ora sem esse material combustível, ou pelo menos em menor quantidade, era natural que houvesse menos fogos

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here