Início Viagens 5 belíssimas aldeias de xisto para visitar na Serra da Lousã

5 belíssimas aldeias de xisto para visitar na Serra da Lousã

São testemunhos da história do Portugal profundo e irão deixá-lo encantado. Descubra 5 belíssimas aldeias de xisto para visitar na Serra da Lousã.

7770
0
PARTILHE
Casal de São Simão

5 belíssimas aldeias de xisto para visitar na Serra da Lousã

A Serra da Lousã é ainda um pequeno tesouro por descobrir para a maioria dos portugueses. Por entre os seus socalcos, montanhas e ribeiros, existem diversas aldeias de xisto que o irão deslumbrar. São pequenos pedaços do Portugal profundo parados no tempo. Descubra e encante-se com estas 5 belíssimas aldeias de xisto para visitar na Serra da Lousã.

5. Talasnal

Talasnal
Talasnal

Visto de longe, com o Trevim como fundo, o Talasnal é um quadro fantástico. É uma aldeia bem conservada sendo uma das que apresenta maior movimento turístico aos fins de semana. Dois lagares de azeite tradicionais movidos com a força da água, são pontos de interesse. Alguns percursos pedestres passam pelo Talasnal.

Talasnal
Talasnal

A actividade curiosa dos Neveiros era característica da serra da Lousã. Estes homens transportavam para Lisboa, desde o século XVII, gelo feito com a neve armazenada em poços, como os de Santo António das Neves no cume da serra. A neve era conservada até ao verão e envolvida em fetos ou palha para ser transportada em carros e mulas de almocreves. Com a revolução industrial e a adopção da produção artificial do frio, esta actividade foi extinta.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here