Início Viagens 30 aldeias que são autênticas Maravilhas de Portugal

30 aldeias que são autênticas Maravilhas de Portugal

São rústicas, típicas, pitorescas, genuínas, de pedra ou de cal, de montanha ou de planície. Descubra 30 aldeias que são autênticas Maravilhas de Portugal.

13496
0
PARTILHE

26. Covas do Monte

Em Covas do Monte vivem um pouco mais de meia centena de pessoas que entre as muitas ocupações cultivam as “terras de pão” e dedicam-se à pastorícia no “monte”.

Foto: Rui Pires
Foto: Rui Pires

Na aldeia de Covas do Monte existem bovinos, ovinos e caprinos. De todos são os caprinos que devido ao seu número, cerca de 2500, marcam o dia a dia dos habitantes.

27. Pia do Urso

A Pia do Urso é um espaço que foi reaproveitado, construindo-se um parque temático e sensorial (adaptado a invisuais), acompanhado de um circuito pedestre. Além da paisagem atractiva e da calma envolvente, o parque é composto por diversas estações interactivas e lúdicas.

urso3

Assim, constitui um óptimo local para se passar uma tarde, um dia ou mesmo residir por lá durante uns tempos, pois será possível alugar casas antigas que, também, foram reconstruídas. Ao longo do percurso podem observar-se diversas formações geológicas – as chamadas “pias” – onde, antigamente, os ursos bebiam água; daí a origem do nome deste local: Pia do Urso.

28. Curral das Freiras

O Curral das Freiras é uma aldeia e uma freguesia do município de Câmara de Lobos, que se encontra escondido entre os picos da cadeia montanhosa central da ilha da Madeira. Este vale recôndito, conhecido como Curral das Freiras, foi descrito em diversas ocasiões como um dos melhores cenários do mundo.

Curral das Freiras
Curral das Freiras

Este aldeia convida a desfrutar das maravilhosas vistas. Durante a época alta pode haver menos tranquilidade, devido ao número de visitantes. De um modo geral, há mais movimento aos domingos, pois é quando ocorre um mercado nas ruas ao redor da igreja paroquial.

29. Gimonde

Situada no concelho de Bragança, Gimonde oferece a quem o visita o melhor e o mais genuíno da terra fria transmontana, sempre com o calor humano e a arte de bem receber dos seus habitantes.

Gimonde (Bragança)
Gimonde (Bragança)

As paisagens soberbas, a riqueza patrimonial e o pitoresco do quotidiano rural fazem de Gimonde o sítio ideal para uma escapadela de fim-de-semana ou férias, em total comunhão com a natureza.

30. Cabeça

Em plena serra da Estrela encontramos a aldeia de Cabeça, uma pitoresca aldeia onde predomina o casario em xisto, um local repleto de encantos e histórias que vale a pena desvendar.

Cabeça (Seia)
Cabeça (Seia)

Possui duas igrejas (São Romão e Paroquial) e duas capelas (Santo António e Nossa Senhora da Nazaré). Devido ao crescimento da população a antiga igreja paroquial, cujo o seu orago é São Romão, deixou de servir construindo-se então a actual Igreja Paroquial. A capela da N.S.ª da Nazaré data de 1900 e fica aproximadamente a 500m da povoação.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Mais artigos

As 10 comidas de que um emigrante português mais tem saudades

Broa de milho Há emigrantes com sorte (ou sabedoria) que vão parar a países onde o pão não tem validade de seis meses. Há outros...

Mais recentes

História desconhecida de Portugal: a Guerra Civil de Alares em 1923

História desconhecida de Portugal: a Guerra Civil de Alares em 1923 Perto das imponentes escarpas do Tejo Internacional e numa região conhecida desde há muito...

REDES SOCIAIS

102,372FãsGostar
181SeguidoresSeguir
522SeguidoresSeguir

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here