Início Viagens 30 aldeias que são autênticas Maravilhas de Portugal

30 aldeias que são autênticas Maravilhas de Portugal

São rústicas, típicas, pitorescas, genuínas, de pedra ou de cal, de montanha ou de planície. Descubra 30 aldeias que são autênticas Maravilhas de Portugal.

11178
0
PARTILHE

21. Pias

A aldeia de Pias é uma povoação da freguesia e município de Cinfães, situada no considerado “Vale encantado” entre 150 e 200 metros de altitude na margem esquerda de um dos rios mais limpos da Europa, o Bestança e a sul do Rio Douro.

aldeia de Pias
Pias – Pedro Sá

A proximidade do rio e o facto de ter sido edificada uma ponte na idade média, determinaram a prosperidade da aldeia, já que a agricultura foi sempre a actividade principal da localidade. Pias terá sido uma povoação importante e atractiva para todas as classes sociais, como se pode constatar pela existência de algumas importantes casas senhoriais, ao lado das quais se aninham alguns notáveis exemplares de genuína arquitectura popular.

22. Trebilhadouro

Quem chega ao Trebilhadouro sente-se a regressar ao espírito típico de uma aldeia beirã escondida no meio da serra, a uma altitude aproximada de 625 metros e abrigada dos ventos que sopram de Norte.

Trebilhadouro (Vale de Cambra)
Trebilhadouro (Vale de Cambra)

É também aqui que nasce um ribeiro que desagua no rio Caima, cujas águas servem para regar os campos das aldeias vizinhas. A paisagem é verde, com as encostas em socalcos e a água como elemento integrador. As casas em pedra salpicam os recantos que compõem esta região do país.

23. Cuada

No litoral norte da ilha das Flores, há uma aldeia por onde nunca circulou um veículo motorizado e que se mantém fiel ao traço da arquitectura rural da ilha. São quinze casas de pedra nua reabilitadas num cenário único de montanha e mar.

Cuada
Cuada

Não é exagero algum: a aldeia da Cuada fica numa das zonas mais remotas da Europa, no meio do Atlântico, a meia caminho das Américas. Na ilha das Flores, uma das nove ínsulas do arquipélago dos Açores, a cerca de trezentas milhas marítimas de São Miguel, o pedaço de terra habitado mais ocidental do continente europeu.

24. Estorãos

Estorãos é uma pequena aldeia minhota situada a cerca de seis quilómetros de Ponte de Lima onde corre a ribeira que lhe dá o nome. As águas vindas do alto da serra de Arga serpenteiam no meio de pinheiros, vinhas e campos estrumados criando pequenos lagos e represas onde trutas e lampreias se escondem de turistas e pescadores.

Estorãos - Ponte de Lima
Estorãos – Ponte de Lima

A paisagem é magnífica. O recorte azulado e sombrio da serra contrasta com o verde dos campos e as cores outonais das vinhas e searas criando verdadeiros jardins que pedem muitos passeios e descobertas rústicas.

25. Drave

Rodeado de altos montes, Drave é um lugar mítico. A visão que do estradão se tem do povoado lá no fundo, é surpreendente. Em plena Serra da Freita, Drave é conhecida pela aldeia mágica e é o berço da família Martins.

Drave
Drave

O Solar dos Martins e a capelinha dedicada à Nossa Senhora da Saúde destacam-se do ondular dos montes, uns atrás dos outros, a recortar-se da luz do poente, é sublime. Sublime é também a perspectiva que a seguir se tem do Vale de Paivô.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here