Início Sociedade 3 tradições bizarras e repugnantes de Portugal

3 tradições bizarras e repugnantes de Portugal

Queima do Gato, Enterro do Galo, Lavoura dos Cães... 3 tradições bizarras e repugnantes de Portugal que não fazem sentido nos dias de hoje.

25754
0
PARTILHE
tradições bizarras de Portugal

3 tradições bizarras e repugnantes de Portugal

Algumas são bizarras, outras repugnantes e outras não fazem sentido nenhum. De norte a sul e nas ilhas, os portugueses possuem, por vezes, algumas tradições difíceis de explicar ou perceber, seja os motivos porque se cumprem essas tradições, seja a sua origem. Descubra 3 tradições bizarras de Portugal.

1. Queima do Gato

Queima do gato
Queima do gato

A tradição consiste em meter um gato vivo dentro de um cântaro que depois é içado no topo de um mastro, forrado com palha, onde o cântaro fica preso por cordas.

O animal fica preso no interior do cântaro até ser ateado o fogo à palha indo pelo pau acima. Quando as chamas consomem as cordas, o cântaro cai e quebra-se libertando assim o gato. Devido a protestos o ritual com um gato verdadeiro não é celebrado desde 2008, tendo sido substituído por um gato de peluche.

Em outras aldeias como Machialinho, Chão dos Santos, Soito da Ruiva e Sabugal a queima do gato era celebrada nas festas de São João.

O ritual de queimar o gato era comum na Europa. Foi relatado no País Basco, França, Alemanha e Inglaterra. A tradição remonta à época celta.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here