Início Viagens 10 fantásticos locais para visitar no Parque Natural de Montesinho

10 fantásticos locais para visitar no Parque Natural de Montesinho

No extremo norte do país, um paraíso natural espera por si. Viaje connosco e descubra 10 fantásticos locais para visitar no Parque Natural de Montesinho.

4574
4
PARTILHE
locais para visitar no Parque Natural de Montesinho
Parque Biológico de Vinhais

10 locais para visitar no Parque Natural de Montesinho

A Serra de Montesinho abrange parte dos concelhos de Bragança e Vinhais e constitui um refúgio sagrado para importantes espécies de fauna e flora. No Parque de Montesinho, as aldeias típicas estão a ser alvo de recuperação e estão cada vez mais bonitas. Visitar o Parque Natural de Montesinho não é apenas visitar o interior da área protegida. Bem perto do Parque existem outros locais para visitar, seja em Portugal ou do outro lado da fronteira, em Espanha. Descubra 10 locais fantásticos para visitar no Parque Natural de Montesinho (e arredores).

1. Rio de Onor

Rio de Onor, pequena aldeia do concelho de Bragança, no extremo nordeste de Portugal. É atravessada pelo rio com o mesmo nome, que, servindo de linha de fronteira com Espanha, divide a povoação em duas partes: uma portuguesa e outra espanhola.

locais para visitar no Parque Natural de Montesinho
Rio de Onor

A população das duas partes, que vive essencialmente da agricultura e da criação de gado, desloca-se e trabalha os campos indiferentemente, quer eles se situem do lado de cá da fronteira, quer se localizem do lado de lá. Utilizando um dialecto muito próprio (o riodonorês), mantém ainda o regime comunitário na administração rural. Este regime é praticamente o único exemplo vivo do comunitarismo medieval.

2. Montesinho

Montesinho é uma aldeia típica transmontana, situada nos contrafortes da Serra de Montesinho, a cerca de 1000 metros de altitude, em pleno Parque Natural de Montesinho. Deixe que a serenidade desta aldeia o seduza e passe uns dias instalado numa das casas adaptadas para turismo, em granito, com telhados em lousa e varandas em madeira, abertas para a serra!

locais para visitar no Parque Natural de Montesinho
Montesinho

Caminhe pelas ruas da aldeia, calcetadas e bem cuidadas, e descubra a Igreja de Montesinho, o Núcleo Interpretativo de Montesinho e o Museu instalado numa casa típica transmontana, onde poderá conhecer a caracterização geológica de Montesinho e os modos de vida tradicionais desta “aldeia preservada”.

4 Comentários

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here